Programa Água Doce chega a mais uma comunidade de Sergipe
Programa gua Doce chega a mais uma comunidade de Sergipe (Foto: ASN)
O Programa Água Doce (PAD) conclui mais um sistema de dessalinização no Estado de Sergipe. A comunidade de Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória, a 150 quilômetros da capital do estado, será beneficiada com a chegada da água potável nesta sexta-feira, 26 de agosto. O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com outras instituições federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), fará a inauguração do sistema em Aningas, no município de Nossa Senhora da Glória (SE). A ação beneficiará 120 famílias, que receberão 40 litros de água por dia cada, provenientes de sistema de dessalinização alimentado por um poço com vazão de dois mil litros por horas.
A inauguração do PAD contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), Ricardo Soavinski; do coordenador nacional do Programa Água Doce, Rento Saraiva Ferreira; do secretário da Secretaria Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Ferreira das Chagas, representando o governador de Sergipe, Jackson Barreto; da coordenadora estadual do Programa Água Doce de Sergipe, Patrícia Prado Cabral Souza; além de prefeitos e representantes das comunidades que serão beneficiadas.
No Estado de Sergipe, outra comunidade, a quilombola de Serra da Guia, no município de Poço Redondo, recebeu o sistema de dessalinização em 2015. A previsão do estado é que mais 23 sistemas sejam inaugurados até o final de 2016. No total, o PAD em Sergipe mobiliza recursos da ordem de R$ 6,6 milhões e beneficiará 75 comunidades em 14 municípios.
Antes da inauguração do sistema em Aningas, na quarta-feira (24/08), ocorrerá em Aracaju o curso de capacitação sobre atualização da metodologia do PAD para técnicos executores dos convênios, núcleos estaduais e consultores contratados pelos 10 estados envolvidos. “Até o momento, temos 120 participantes confirmados”, conta Solange Amarilis do MMA. Na quinta-feira (25/08), acontece a 2ª reunião de acompanhamento da execução do PAD 2016.
Saiba mais
O ‘Água Doce’ faz parte do Programa Água Para Todos, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, como política pública de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão dos sistemas de dessalinização em comunidades rurais do Semiárido brasileiro.
O PAD conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo 10 estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) e parceiros federais.
O Programa foi formulado em 2003, de forma participativa, com a contribuição de diversas entidades que tratam do tema, tanto em nível federal como estadual. Entre os principais parceiros destacam-se o BNDES, Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Embrapa, Universidade Federal de Campina Grande, DNOCS, ANA e a CPRM.
Até o momento, o programa beneficia cerca de 100 mil pessoas, distribuída em 150 comunidades e já capacitou mais de 600 pessoas, entre técnicos estaduais, operadores e gestores dos sistemas de dessalinização.
Serviço
O quê: Inauguração do sistema de dessalinização do Programa Água Doce
Quando: Sexta-feira, 26 de agosto, às 19h
Onde: Povoado Aningas, município de Nossa Senhora da Glória (SE)