Aracaju (SE), 09 de maio de 2025
POR: TJ/SE
Fonte: TJ/SE
Pub.: 25 de agosto de 2016

Violência doméstica é tema de Oficina para policiais ministrada pela Coordenadoria da Mulher

A primeira turma da Oficina para Profissionais de Segurança Pública, ministrada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, ocorreu no último dia 17. A Polícia Militar iniciou a participação, com 26 policiais sendo capacitados. As facilitadoras foram a Juíza Coordenadora da Mulher, Isabela Sampaio, a psicóloga Sabrina Duarte e a assistente social Shirley Leite. O convênio entre TJSE e PM para a realização das Oficinas foi assinado no último dia 15, como parte da programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

Violncia domstica  tema de Oficina para policiais ministrada pela Coordenadoria da Mulher (Foto: TJ/SE)

Violncia domstica tema de Oficina para policiais ministrada pela Coordenadoria da Mulher (Foto: TJ/SE)


Buscou-se, além do conteúdo de legislação, trabalhar com os agentes questões relacionadas a gênero e à violência doméstica contra a mulher, auxiliando os atores da rede de proteção e enfrentamento a entrarem em contato com a mulher vítima de forma mais empática, dispensando uma atenção diferenciada aos casos atendidos.
Na Oficina procurou-se também sensibilizar os policiais a levarem em conta aspectos psicológicos, sociais e culturais intrínsecos aos casos que atendem, fornecendo uma visão mais global da violência doméstica contra a mulher. A primeira turma propôs-se a ser um piloto. Agora, após as avaliações realizadas pelos próprios participantes e pelas facilitadoras da Oficina, serão realizados pequenos ajustes no programa proposto para que aconteçam as próximas turmas com frequência quinzenal ou mensal.
O programa da capacitação foi traçado após entrevistas com policiais que atuam diretamente nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, coletando dúvidas e percepções dos mesmos. A metodologia utilizada se baseou na Andragogia, ciência que estuda a melhor forma de orientar adultos a aprender. Nessa metodologia, o aprendizado vivencial é muito mais eficaz na formação do adulto porque pressupõe um envolvimento ativo no processo, permitindo ao indivíduo a desconstrução e reformulação mais abrangente de conceitos através da experiência direta e de dinâmicas de grupo.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação