Grupo solidário colabora regularmente com doação de sangue no Hemose
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) registrou 114 doações de sangue na última sexta-feira, 26. Conforme dados da unidade, um dos fatores que vem contribuindo para manutenção do estoque estratégico é o aumento das solicitações por transfusões sanguíneas para pacientes em tratamento oncológico, cirurgias cardíacas, ortopédicas e obstétricas, realizadas na Rede Hospitalar do Estado.
Doadores de Lagarto (Imagem: SES/SE)
Uma dessas colaborações vem do grupo ‘Mãos Unidas Pra Ajudar’, de Lagarto, criado para prestar solidariedade a pacientes do município que estão em tratamento ou que necessitam ser submetidos a algum procedimento cirúrgico.
“Após vivenciar a necessidade de pessoas muito próximas por transfusão de sangue, percebi que a doação de sangue precisa de nosso apoio. A criação do grupo visa mobilizar e incentivar a doação regular de sangue, na rede de familiares e amigos. Para o paciente passar por uma transfusão ele, necessita que as pessoas doem sangue. Sem a doação, não tem como fazer a transfusão”, ressaltou Rosália Araújo.
Para gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas a ação é importante para aproximar os voluntários que querem doar e necessitam de algum estímulo. “Nós temos uma demanda por sangue que nos últimos meses está crescendo. Por isso, é preciso aproximar o doador do serviço. O Hemose disponibiliza o transporte para grupos, a partir de vinte voluntários. Essa solicitação pode ser realizada junto ao Serviço Social, de segunda à sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h, através dos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174”, detalhou.
Todo o procedimento da doação é feito por uma equipe especializada com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem. Antes de doar, os voluntários passam por uma avaliação clínica, onde é verificado o peso e realizado teste para anemia. Na doação, são retirados aproximadamente 450 ml de sangue, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após o gesto de solidariedade, o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada. Em 24 horas, o volume retirado do organismo é reposto.
Vale lembrar que uma bolsa pode salvar até quatro vidas já que o sangue. Depois de coletado, é dividido em três componentes: hemácias, plasma, plaquetas, podendo beneficiar mais de um paciente.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. Esse documento pode ser retirado pessoalmente na unidade ou através do site: www.hemose.se.gov.br, no link 'Termos de Autorização'. Outro item indispensável para efetivar a doação de sangue é a apresentação de um documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional, podendo ser, a carteira de identidade, carteira de habilitação ou a carteira de trabalho.