Aracaju (SE), 10 de dezembro de 2025
POR: Assessoria Setesp/SE
Fonte: Assessoria Setesp/SE
Pub.: 30 de agosto de 2016

Assinado termo de cooperação para construção da orla no povoado Curralinho

A intervenção mudará a face do turismo na região alavancando a geração de empregos e renda para a população ribeirinha.
A paisagem beira-rio que integra as margens do Rio São Francisco no povoado Curralinho, em Poço Redondo, vai receber infraestrutura turística  moderna, sustentável e que vai garantir inclusão social, com a geração de empregos e renda na região.

Assinado termo de cooperação para construção da orla no povoado Curralinho (Imagem: Assessoria Setesp/SE)

Assinado termo de cooperação para construção da orla no povoado Curralinho (Imagem: Assessoria Setesp/SE)


Para garantir a viabilidade desse novo cenário foi assinado no último dia, 29, pelo secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy, e o prefeito da cidade, Roberto Araújo, o termo de cooperação que reforça a participação do município, como co-participante, nas obras da nova orla do povoado Curralinho, no alto sertão sergipano. Pelo termo, o município terá algumas obrigações para a viabilização do projeto e, consequentemente, das obras previstas.
A realização da obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, que costumeiramente se utilizam da localização privilegiada para atividades de lazer e culturais. A intervenção urbanística leva em conta as paisagens e os elementos que compõem o cenário ribeirinho, de modo a evitar a descaracterização do ambiente formado por vegetação típica do sertão sergipano.
Durante o encontro para firmar o acordo de realização da obra, o secretário Saulo Eloy destacou que no local “será construído um equipamento moderno que terá, conforme previsto no projeto de construção, espaços esportivos, culturais, de lazer, de entretenimento e gastronomia, que muda o cenário do alto sertão, embora respeitando as peculiaridades locais”.
Além disso, ressaltou que “traremos uma nova rota turística consolidada e principalmente com estrutura física. Estamos cumprindo um papel social muito forte que é quando o Estado realiza, com muita alegria, mais esse intento, sonho antigo do governador Jackson Barreto para a região e que vai ser, acima de tudo, um instrumento de inclusão social”.                        
Satisfeito com a realização desse sonho, o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, parabenizou o governador Jackson Barreto, o secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy, assim como o Prodetur/SE por essa obra que trará benefícios econômicos e sociais à população de Poço Redondo, principalmente, ao povoado Curralinho.
“É a nossa vida! Após a conclusão, a nova orla do povoado Curralinho, à beira do Rio São Francisco, - local da igreja de Antonio Conselheiro e de locação de novelas -, será a maior rota de turismo da região, o que representa desenvolvimento para nosso município. Espero que seja logo licitada e assinada a ordem de serviço para a construção, o que é tão importante para nós”, frisou.
O projeto da orla
O projeto visa garantir melhor infraestrutura à orla do povoado, com obras de urbanização e iluminação. Prevê ainda a instalação de painéis de LED ao longo da orla, além de quadras poliesportivas, uma concha acústica para programas culturais e comunitários, parque infantil, ciclovia, dentre outras melhorias. A preservação dos aspectos ambientais também será um pilar da obra, valorizando a utilização da matéria prima local, como as pedras comuns aos afloramentos e a restauração da flora paisagística ribeirinha.
O povoado Curralinho
O povoado Curralinho data de 1877, sendo uma das portas de entrada para um dos pontos turísticos mais importantes de Sergipe - a Grota do Angico, na Trilha do Cangaço - local onde morreu Lampião e nove integrantes de seu bando e, consequentemente, de grande valor histórico e turístico para o estado. 
O povoado também foi cenário de teledramaturgia, a novela da Rede Globo, Velho Chico, que retrata a vida dos povos ribeirinhos, dos vários locais onde fizeram gravações, o povoado Curralinho em Poço Redondo foi um dos locais escolhido pelos roteiristas da teledramaturgia.
Após a assinatura do termo de cooperação, o secretário Saulo Eloy, disse que “neste primeiro momento encontramos aqui uma realidade muito forte de necessidade de melhoramentos para essa comunidade, como também uma reivindicação antiga do prefeito Roberto Araújo e da comunidade ribeirinha para a concretização dessa intervenção estruturante”.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação