Tribunal de Contas de Sergipe realiza terceira audiência pública sobre a previdência estadual
A apresentação do cálculo atuarial do Regime Próprio de Previdência do Estado de Sergipe marcou na manhã desta terça-feira, 30, a terceira audiência pública promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para debater o déficit na previdência local.
Audincia foi marcada pela apresentao de especialistas em gesto previdenciria do Banco do Brasil (Foto: Cleverton Ribeiro/TCE/SE)
No auditório da Corte de Contas, representantes de diversas categorias de servidores públicos do Estado acompanharam explanações dos especialistas em gestão previdenciária do Banco do Brasil, Hernane Cyreli e Felipe Araldi, que possibilitaram uma verificação da condição atual do regime e suas necessidades futuras. (CLIQUE AQUI E CONFIRA)
Idealizadora da ação, a conselheira Susana Azevedo conduziu os trabalhos. "Este Tribunal está atento e busca orientar, da melhor forma possível os gestores públicos para que evitem alcançar situações de dificuldades no trato com a gestão previdenciária", afirmou a vice-presidente do TCE.
Já o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio, enalteceu a iniciativa pioneira do Tribunal e destacou a temática abordada na terceira audiência: "Assim começamos a criar a cultura atuarial para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas; assumimos esse compromisso alguns meses atrás e hoje estamos cumprindo esse compromisso apresentando o cálculo, mostrando as ações que estamos fazendo", colocou.
No levantamento consta um panorama geral a respeito dos servidores públicos ativos e inativos, fluxo de receitas e despesas, bem como alternativas para contornar o atual cenário deficitário.
Entre os presentes na audiência estavam ainda os deputados estaduais Georgeo Passos e Zezinho Guimarães, o conselheiro Carlos Pinna, os conselheiros substitutos Rafael Fonseca, Francisco Evanildo e Alexandre Lessa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, o procurador Eduardo Rolemberg Côrtes, o defensor público Geral do Estado, Jesus Jairo Almeida, e o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos.
Ainda no evento, a conselheira Susana Azevedo revelou que o TCE de Sergipe, com o apoio do Instituto Rui Barbosa, deverá receber um evento nacional no próximo mês de novembro para tratar da temática.