Caminhões da Torre apreendidos e levados para a Polícia Federal
Caminhes da Torre apreendidos e levados para a Polcia Federal (Foto: Ne Notcias)
Denúncia anonima levou o Ministério Público Federal em Sergipe ao flagrante de crime ambiental no município de Laranjeiras. Sete caminhões a serviço das prefeituras de Laranjeiras, Socorro e Areia Branca, estavam despejando lixo em área de mata atlântica. O local do flagrante fica a aproximadamente seis quilômetros de uma estação de transbordo licenciada para receber e tratar lixo.
Também participaram da fiscalização o Ministério Público do Trabalho, o Ibama, a Polícia Federal e o Pelotão Ambiental. “Constatamos que as três prefeituras estavam utilizando um local de mata atlântica para depositar resíduos sólidos de forma irregular em vez de levar o lixo a unidade de transbordo licenciada que fica a aproximadamente seis quilômetros do local”, explicou a procuradora da República, Lívia Tinôco.
Dos sete caminhões, três eram de propriedade da empresa Torre, contratada pelas prefeituras de Laranjeiras e Socorro para fazer o serviço de coleta de lixo. Outros três eram de particulares, subcontratados pela Torre. O último caminhão era da prefeitura de Areia Branca. Os veículos foram apreendidos e conduzidos à sede da Polícia Federal.
ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE LARANJEIRAS
A Prefeitura Municipal de Laranjeiras esclarece que o descarte de lixo sempre foi realizado no local em que houve a fiscalização na tarde desta segunda-feira, 29, e que a Administração Municipal está inserida no Consórcio da Grande Aracaju para regularização da situação.
Há mais de 20 anos que o lixo de Laranjeiras é descartado no local, porém desde 2014 a prefeitura vem trabalhando para a erradicação e o fim daquele lixão, atendendo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, estruturando e criando cooperativas recicladoras de lixo e oferecendo cursos e treinamentos com catadores através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sebrae e Semarh, além da realização de serviços de educação ambiental no município.
A Polícia Federal abrirá um procedimento quanto ao crime ambiental, e ainda na noite de ontem, os municípios que fazem o descarte no lixão prestaram depoimento. Laranjeiras é o 8º município que compõe o Consórcio Público de Resíduos da Grande Aracaju.