Alese outorga título de cidadão sergipano, in memoriam, a Paulo Freire
Alese outorga ttulo de cidado sergipano, in memoriam, a Paulo Freire (Imagem: Site Garibalde Mendona)
A trajetória de Paulo Régis Neves Freire, como Educador, foi destacada na tarde dessa segunda-feira (5), em sessão solene promovida pela Assembléia Legislativa para a outorga do título de cidadão sergipano, in memoriam, ao pernambucano, falecido em 2 de maio de 1997, em São Paulo.
A cerimônia foi realizada por solicitação da deputada Ana Lúcia.
O presidente da Casa Legislativa, deputado Garibalde Mendonça, manifestou a sua satisfação em participar da cerimônia solene ao lembrar a grande contribuição de Freire na responsabilidade de educar, aliando competência técnica à conscientização política.
“A Assembléia confere este diploma como forma de destacar o educador pernambucano Paulo Freire. Ele é um dos mais respeitados pensadores da educação de nosso País, conhecido mundialmente. Seu pensamento pedagógico inovador revolucionou métodos de ensino, redimensionou a função social da escola e trouxe temas relevantes para o cotidiano escolar e para a formação dos professores”, lembrou o parlamentar.
Durante a solenidade, a deputada Ana Lúcia rememoroua trajetória de Paulo Freire, dedicada às pesquisas e práticas pedagógicas libertadoras. “A dimensão libertadora da pedagogia de Paulo Freire visa contribuir mais para que homens e mulheres compreendam que são sujeitos de suas próprias histórias. Ele defendia uma ação educativa que não negasse sua cultura, mas que fosse transformada por meio do diálogo”, destacou a parlamentar.
Confira também:
Site: http://garibalde.com.br/default.asp
Facebook: https://www.facebook.com/ascom.garibaldimendonca?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/ascomgaribalde