Laranjeiras recebe estudo clínico de vacina contra a dengue
Laranjeiras recebe estudo clnico de vacina contra a dengue (Imagem: Evaldo Moura/Assessoria PML)
Foi lançada na manhã desta terça-feira, 6, a terceira fase do estudo clínico da primeira vacina brasileira contra a Dengue, no Hospital São João de Deus no município de Laranjeiras, onde está instalado o núcleo de atendimento. A pesquisa é de responsabilidade do Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em Sergipe conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese), a Prefeitura de Laranjeiras e o Hospital São João de Deus.
O vice-diretor do Instituto Butantan, Marcelo Franco, explica que Laranjeira é o 13º centro no país. “São 13 centros para pesquisas espalhados pelo país e um deles encontra-se aqui em Laranjeiras. Esse projeto começou em 2007 e está na terceira fase (conta com 17 mil voluntários), onde busca comprovar que a pessoa vacinada está protegida. É uma vacina que a gente considera bastante eficiente. Podemos mostrar que brasileiro conseguem enfrentara os problemas dos brasileiros”, explicou.
O responsável por conduzir os ensaios clínicos em Sergipe, o pesquisar Ricardo Gurgel, destaca que Laranjeiras foi escolhida por ser uma cidade pequena. “Um dos motivos que me fez escolher Laranjeiras é por ser um município de outro porte, pois todos os outros centros são em grandes cidades. Fora isso, porque Laranjeiras sempre me acolheu muito bem. Durante esse tempo em que a gente está fazendo as tratativas, a gente está recebendo bastante apoio do município, e foi o que facilitou muito. É um esforço a longo prazo, pois é de cinco anos acompanhando o paciente para ver o tempo de resposta. As expectativas são muito boas, pois nas pesquisa a eficácia parece ser muito boa. Esperamos de agora em diante tenhamos bastante sucesso”.
O secretário de Administração Geral de Laranjeiras, Evaldino Calazans, diz que é um momento muito importante para o município. “Trata-se de uma pesquisa muito importante. Há uns meses atrás fomos procurados pela Universidade Federal de Sergipe, através do professor Roberto Gurgel para desenvolver esse projeto e nós abraçamos a ideia e hoje estamos colocando em prática. É uma pesquisa que vai atender aproximadamente 1.200 pessoas do município para que depois tenhamos o resultado do efeito gerado pela vacina, acredito que a partir de agora Laranjeiras se torna referência no combate a dengue”, afirmou.
A secretária de Saúde, Rosiane Gomes, enfatiza que o município dará todo o apoio necessário para as pesquisas. “Queremos dizer que o município está muito feliz em receber essa pesquisa que é de ampla importância para o nosso país. A gente sabe a situação da dengue, baseada em óbitos, surtos e agora na microcefalia. O município tem feito a sua parte no combate a dengue, temos feito diversas ações, mas a gente sabe que uma vacina como essa trará maior conforto a todos, a gente espera e temos certeza que essa vacina dará certo. Nós daremos todo apoio a essa pesquisa que está acontecendo no nosso município, Laranjeiras é o município de menor porte participando dessa pesquisa”.
A doméstica Maria do Carmo é uma das voluntárias que participará dos testes e diz que é algo muito importante e parabeniza o município por acolher o projeto. “Pela saúde a gente faz qualquer coisa, é bom pra mim e pra população de Laranjeiras. A gente só tem a agradecer”. Já o estudante Carlos Magno, aproveita para agradecer pela escolha do município. “A cada dia esse mosquito evolui, e nós temos que estar preparados. Laranjeiras com certeza agradece a iniciativa de trazer esse projeto para cá”.