Semarh e Cohidro alinham ações voltadas para o Programa Águas de Sergipe
Semarh e Cohidro alinham aes voltadas para o Programa guas de Sergipe (Imagem: Semarh/SE)
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe (Semarh), Olivier Chagas, recebeu em seu gabinete no final da manhã desta terça-feira, 13, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Carlos Felizola, visando alinhar ações conjuntas dentro do Programa Águas de Sergipe, principalmente no que concerne aos perímetros irrigados na bacia do Rio Sergipe.
Durante a reunião, Olivier defendeu o fortalecimento do programa e a parceria entre os dois órgãos, bem como o diálogo permanente para identificar e corrigir possíveis contratempos.
“Felizola é um parceiro de trabalho muito importante. Nós temos diversas ações, através do Programa Águas de Sergipe, visando sempre melhorar a questão hídrica na bacia do Rio Sergipe. Como a Cohidro cuida dos perímetros irrigados, nós temos algumas parcerias visando melhorar não só a questão da segurança das barragens, como também no processo de irrigação, desde a captação de água até a sua distribuição, além de reflorestamento de matas ciliares. Por isso é relevante estarmos sempre em contato para ajustar as ações”, disse o secretário.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Carlos Felizola fez questão de frisar o papel da Semarh para a funcionalidade do Programa. “A Semarh tem um papel muito importante ao lado da Cohidro no que diz respeito ao Programa Águas de Sergipe, principalmente com relação aos perímetros irrigados. Nosso trabalho avançou, existem licitações em andamento e essas obras, em breve, serão executadas. Todos os perímetros serão contemplados, mais especificamente no município de Itabaiana, nos perímetros de Jacarecica e Ribeira”.
'Águas de Sergipe'
O ‘Águas de Sergipe’ é um programa criado para melhorar a qualidade da água da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (BHRS), por meio do fortalecimento institucional do Estado, melhorando as práticas de manejo do solo e a qualidade da água. É fruto de um acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado, por meio da Semarh, e o Banco Mundial, que possibilitará a execução de mais de 80 ações.
O projeto foi montado com interdisciplinaridade de participantes. A coordenação é da Semarh, e fazem parte a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).