Encontro Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto acontece nesta quarta, 21
Encontro Estadual de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto acontece nesta quarta, 21 (Imagem: Divulgao/Seidh/SE)
A Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), através da Coordenadoria de Inclusão e Assistência Social realizará, nesta quarta-feira, 21 de setembro, o Encontro Estadual sobre a Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento acontecerá no auditório da Seidh, localizada na Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José, das 09h às 17h.
Com a finalidade orientar e capacitar técnicos de 75 municípios sergipanos, o Encontro debaterá o “Caderno de Orientações Técnicas: Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Na oportunidade, critérios e diretrizes para a execução das medidas serão detalhadas por um técnico do MDSA, que ministrará a capacitação.
De acordo com a técnica de referência estadual de medidas socioeducativas em meio aberto do Departamento de Assistência Social da Seidh, Rita de Cássia Ferreira, os dois tipos de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto são a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida - ambas executadas nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). “Quem determina a medida é o Tribunal de Justiça, mas para que esse trabalho tenha resultados positivos, é preciso que as entidades estejam em harmonia. A partir disso, esperamos aperfeiçoar o atendimento dos usuários através deste Encontro”, concluiu.
Presenças
Participarão do evento Paulo Henrique Rodrigues Soares, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Kátia Ferreira, gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH); Maria da Conceição Morais Prado, assistente social Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça; Miriam Teresa Cardoso Machado, Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional à Infância e a Adolescência do Ministério Público do Estado de Sergipe.
Também estarão presentes Josevanda Mendonça Franco, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Rita de Cássia Ferreira da Silva, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; e Onete da Mota Santos, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social.