Plano de Saneamento Básico de Aracaju será entregue terça, 27
Na próxima terça-feira, 27, às 14h30min, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), haverá reunião do Comitê Técnico do Plano Integrado de Saneamento Básico de Aracaju para entrega e aprovação do produto final.
O Comitê é formado pela Sema, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
Etapas
O Plano Integrado de Saneamento Básico de Aracaju, uma das principais ferramentas para desenvolver uma cidade sustentável, teve início em 2014. Sua meta principal é planejar o futuro do sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e controle do descarte de resíduos de Aracaju para os próximos 20 anos.
A cidade foi dividida em sete territórios, nos quais as equipes de especialistas do IFS e UFS realizaram estudos tanto in loco, pesquisando e registrando os problemas nos bairros, quanto ouvindo líderes comunitários e a própria comunidade.
O resultado destas pesquisas foi apresentado para lideranças públicas e comunidade através de Audiências Públicas, sete ao todo, em novembro de 2015. Durante esta etapa, os moradores contribuíram com novas informações, mostrando a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade para enfrentar os problemas da cidade.
Em julho de 2016, o Plano Integrado de Saneamento Básico de Aracaju foi apresentado mais uma vez nos bairros, em mais sete audiências, para saber se de fato contemplava todas as reivindicações das comunidades.
Após apresentação e aprovação do produto final pelo Comitê Técnico, nesta terça-feira, 27, o Plano Integrado de Saneamento Básico será encaminhado à Câmara de Vereadores de Aracaju.