Aracaju (SE), 09 de maio de 2025
POR: Kamilla Ribeiro
Fonte: Assessoria Fies/SE
Pub.: 26 de setembro de 2016

Senai e Hemose firmam parceria para salvar vidas

Uma iniciativa que cadastrou ao todo 168 alunos e colaboradores do Senai Sergipe em apenas um dia para serem possíveis doadores de medula óssea.

Senai e Hemose firmam parceria para salvar vidas (Imagem: Assessoria Fies/SE)

Senai e Hemose firmam parceria para salvar vidas (Imagem: Assessoria Fies/SE)


Na última sexta-feira (23) os alunos e colaboradores da unidade Cetaf/Aju do Senai Sergipe foram convidados a participar de uma corrente do bem, é que a instituição realizou uma parceria com o Centro de Hemoterapia do Estado de Sergipe – Hemose para buscar possíveis doadores de medula óssea.
A ação foi dividida em duas etapas, a primeira foi realizada na quinta-feira (22) com uma palestra com profissionais do Hemose para tirar as dúvidas sobre doação de medula e como realizar o cadastro. Já na sexta-feira estudantes maiores de dezoito anos e colaboradores do Senai Sergipe preencheram um formulário com dados pessoais e tiveram amostras de sangue recolhidas pelos profissionais do Hemose para análise e inserção no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea - Redome. Ao todo foram cadastrados 117 alunos e 51 colaboradores somente naquela unidade, durante a ação do dia 23.
A aluna Ana Rodrigues, 23 anos, do curso de aprendizagem de agente administrativo aprovou a ação. “A gente está tendo a oportunidade de salvar uma vida. Para mim, como estudante, o Hemose vir aqui se torna mais acessível. Nós que às vezes temos medo de doar, mas com a palestra ficou tudo muito esclarecido”.
Para a professora do Senai Sergipe e idealizadora do projeto, Andrea Maia, o objetivo da ação é trazer cidadania para o ambiente escolar. “Nós sabemos que não estamos formando só profissionais, estamos formando pessoas. O que queremos passar aqui é cidadania. A educação profissional visa a produção, mas quem está por trás da produção são pessoas e a gente tem que trabalhar com elas”.
A assistente social do Hemose, Adineuza Cardoso, que realizou palestra na unidade do Senai, destaca a relevância da ação. “Muito importante tratar do assunto dentro do ambiente escolar, pois desmistificamos alguns mitos referentes à doação tanto de medula óssea quanto de sangue, sensibilizando e mobilizando os alunos e colaboradores para que estes sejam novos agentes multiplicadores das informações aqui transmitidas”.
Para ser um doador
Pessoas com faixa etária entre 18 e 54 anos podem ser doadores de medula óssea, nesse caso, basta ir ao Centro de Hemoterapia do Estado de Sergipe – Hemose e realizar o cadastro. Já para doar sangue, pessoas de 16 anos (com autorização legal dos responsáveis) aos 69 anos também podem ser cadastrados. O Hemose está localizado no bairro Capucho, em Aracaju, ao lado do Hospital de Urgências de Sergipe – HUSE.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação