Governo de Sergipe oferta serviços de inclusão e assistência em novo Espaço Cuidar inaugurado no Jap
O vice-governador Belivaldo Chagas entregou o Espaço Cuidar à comunidade da zona norte de Aracaju nesta sexta-feira, 30.
Foi inaugurado na manh desta sexta-feira, 30, pelo vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, o 5 Espao Cuidar, desta vez, localizado no bairro Japozinho (Foto: Pritty Reis/Seidh/SE)
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 30, pelo vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, o 5º Espaço Cuidar, este localizado no bairro Japãozinho, zona norte de Aracaju. A unidade gerida pela Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) busca aproximar as ações do Estado das comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e transformação social.
Nestas unidades, além do estímulo à vida comunitária, em função da integração das pessoas, a secretaria também oferece oportunidades de capacitação profissionalizante e geração de renda para os moradores de todas as idades. Para Belivaldo Chagas, os Espaços Cuidar representam a preocupação que o Governo do Estado tem com o cidadão.
“A importância de um Espaço como esse é fazer com que a população de toda essa região sinta-se prestigiada por ter um lugar para buscar serviços, onde ela possa ser bem atendida, para que cada pessoa se sinta um verdadeiro cidadão. É o Governo do Estado vindo ao encontro da população, facilitar sua vida, afinal de contas, costuma-se buscar os serviços no centro da cidade e o governo, se preocupando com o cidadão, faz com que espaços como este sejam inaugurados. Nós temos, hoje, cinco espaços funcionado, inclusive no interior do estado, com serviços que são prestados para facilitar a vida da população. Eles já têm dado bons frutos e muita gente tem pedido que outros sejam inaugurados em outras comunidades”, relatou o vice-governador e secretário de Estado da Casa Civil.
Neste ano, os espaços já assistiram cerca de 22 mil pessoas nas regiões do Bairro Santa Maria e Bugio, em Aracaju; Mutirão, em Nossa Senhora do Socorro; e no município de Simão Dias; com a média de 2.400 atendimentos realizados por mês.
Oficinas do Bem
O maior destaque entre as atividades oferecidas nestes espaços são as ‘Oficinas do Bem’, que oferecem vagas para cursos gratuitos de violão, canto, dança, teatro, ginástica, capoeira, percussão, biscuit, grafite e informática. Segundo a secretária de Estado da Inclusão Social, Marta Leão, na comunidade do Japãozinho e adjacências, a oficina de biscuit foi a mais solicitada pela comunidade. Esta informação foi descoberta a partir de reuniões e pesquisas realizadas com a população para conhecer suas demandas.
“Cuidar das pessoas é o ponto primordial de um governo e esse espaço foi solicitado pelo povo do Japãozinho, Ponta da Asa e Porto D’Anta que ansiavam por ele. Com esse objetivo, a gente, nos últimos trinta dias, vem fazendo reuniões com a comunidade, mostrando a preocupação de trazer inclusão social para o bairro, com cursos, a oficina do bem, entre outras ações. Todo levantamento e pesquisa foi feito com a própria comunidade. Várias oficinas foram solicitadas, como aula de música, principalmente de violão, que os jovens pedem muito, grafitagem, trabalho com a terceira idade, como a academia dos idosos, que estamos estudando porque muitos daqui se deslocam para o espaço cuidar do Bugio. A partir de segunda-feira nós já iniciaremos as oficinas”, informou a secretária.
A moradora do bairro 18 do Forte, Ana Cláudia Silva, é dona de casa e mãe de três filhos, o mais velho com 13 anos. Ela já se imagina utilizando as oficinas que serão oferecidas. “Eu pretendo fazer um curso na área de beleza, porque já gosto dessa área e quem sabe vou poder ganhar uma renda através desse curso, me profissionalizar. Achei legal ter o espaço aqui perto, a gente estava precisando. Quero que meu filho mais velho venha fazer informática, capoeira, o que servir, irei inscrever ele. Foi uma boa mesmo”, disse animada.
Parcerias
Além das oficinas temáticas, a Seidh vai atuar com suas coordenadorias, como a Especial de Juventude, de Políticas Públicas para Mulheres, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional e o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), com ações específicas. A secretária Marta Leão informou ainda que, em parceria com a Cohidro e a Conab terá início também uma nova ação dentro da área de Segurança Alimentar.
“Duas vezes por semana, faremos a distribuição de uma sopa a partir dos produtos doados por estes parceiros. E também algumas padarias que, nesse dia da sopa, farão a doação e pães. Nessa área faremos palestras, controle da obesidade e diabetes e orientações quanto a alimentação e, no final, a gente serve a sopa com um cardápio sob orientação de uma nutricionista”, explicou.
A maior novidade, virá a partir de 2017, quando juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Seidh pretende implementar um levantamento na comunidade para descobrir talentos na área cultural. “Convidei o artista Elias e ele vem dar sua colaboração, para a partir de janeiro fazermos esse trabalho de forma a diversificar toda essa gama de trabalho junto à família”, completou Marta Leão.
O secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, disse que essa parceria já existe nas oficinas culturais, mas com o Espaço Cuidar a Secult também vai poder chegar mais perto da comunidade. “Com a inauguração desse novo Espaço Cuidar vamos ter um lugar aqui para levar a cultura e mostrar a cultura que cada um tem em seus bairros, em sua casa”, sintetizou.
Presenças
Também participaram da solenidade de inauguração o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, João Augusto Gama; o presidente do ITPS, Léo Araújo, a coordenadora do Espaço Cuidar Cristina, além de servidores da Seidh, oficineiros, líderes comunitários.