Aracaju (SE), 07 de dezembro de 2025
POR: T.Dantas Comunicação e Marketing
Fonte: T.Dantas Comunicação e Marketing
Pub.: 04 de novembro de 2016

Sem repasse, prefeito reduz atendimento na CSF de Dores

Sem alternativa, por conta da falta de repasse do Governo do Estado há 18 meses consecutivos, o prefeito de Nossa Senhora das Dores, João Marcelo, junto com a equipe da Saúde, decide reduzir o horário de atendimento da Clínica de Saúde da Família Maria Adalula Costa. A partir deste sábado, (5), a CSF funcionará em regime de Plantão de 12h, das 19h às 7h.
“Ao longo destes 18 meses, mesmo sem o repasse por parte do Governo do Estado, com muito esforço, estávamos mantendo o funcionamento da Clínica de Saúde da Família, mas, agora, chegamos ao limite e não temos mais recursos para manter o pleno funcionamento. Por conta disso, fomos obrigados a tomar esta decisão. Tentamos uma negociação com a Secretaria de Estado da Saúde, para efetuar o pagamento, mas, sem sucesso”, destacou o prefeito através de nota pública, que segue abaixo;
NOTA DE ESCLARECIMENTO
CLÍNICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA 

Quero informar a toda a população, que por culpa do Governo do Estado, que há 18 meses não repassa o valor do convênio para a Prefeitura de Nossa Senhora das Dores, estaremos reduzindo o horário de atendimento da Clínica de Saúde da Família Maria Adalula Costa. A partir de amanhã, dia 05, a CSF funcionará em regime de Plantão de 12h, das 19h às 7h. 
Mesmo estando sem receber há um ano e seis meses, tomamos a decisão de continuar com a Clínica funcionando 12h, porque tenho compromisso com a população e não poderia fechar a unidade. Em outros municípios, a exemplo de Cristinápolis, a administração municipal decidiu por fechar a clínica de saúde pelo mesmo problema. 
Desde o primeiro semestre desse ano que tenho tentado resolver esse impasse junto à Secretaria de Estado da Saúde. Em março, estive em reunião com o então secretário José Sobral, para pedir que fossem pagas 3 parcelas, de um total de 12 em aberto. Ele se comprometeu em pagar pelo menos uma, só que até a data de hoje, nenhum repasse foi feito, demonstrando o total desrespeito do governo com a saúde da nossa população. 
Através de ofício protocolado no dia 30 de outubro, endereçado à secretária de Estado da Saúde, Maria da Conceição Mendonça, nossa secretária municipal de Saúde, Daiane Santos de Oliveira, comunicou oficialmente a redução do horário de funcionamento da Clínica, para que o Estado não venha dizer que não estava sabendo da nossa decisão. 
Mesmo com essa redução, continuaremos cobrando incisivamente uma solução para esse débito. Não posso aceitar que a população de Dores seja prejudicada por um direito que deveria estar sendo cumprido pelo Estado, que tem a obrigação de repassar mensalmente o valor do convênio. Essa continuará sendo a minha posição em defesa da nossa gente. 
João Marcelo Montarroyos Leite 
Prefeito de Nossa Senhora das Dores

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação