Defensoria Pública de Sergipe obriga Município de Aracaju a fazer cirurgia de angioplastia em idosa

Os defensores públicos autores da ação Saulo Lamartine e Gustavo Dantas (Imagem: DPE/SE)
Aurita de Rezende Andrade é diabética, hipertensa e portadora de doença arterial obstrutiva periférica. Há três meses a doença evoluiu com necrose de hálux esquerdo, sendo necessário o procedimento cirúrgico de urgência sob risco de perder o membro.
A filha da idosa, Solange de Rezende Andrade, recorreu à Defensoria Pública para garantir o direito da mãe fazer a cirurgia. “Há mais ou menos 21 dias que minha mãe estava internada no Hospital Cirurgia e não tinha previsão de quando iria ser feito o procedimento cirúrgico, tendo em vista que faltavam materiais cirúrgicos e o município de Aracaju não pagava o hospital”, contou.
“A situação da senhora Solange era gravíssima, pois necessitava urgentemente do procedimento cirúrgico, dada a existência iminente de agravamento do seu quadro clínico. Diante da inércia do poder público, manejamos uma ação cominatória contra os entes federativos, a fim de efetivar o direito à saúde da idosa, que foi negado pelo Município”, disse o defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine.
A magistrada do Juizado Especial da Fazenda Pública, Lidiane dos Santos Andrade, acatou os pedidos da Defensoria Pública e determinou que Município de Aracaju realizasse o procedimento cirúrgico sob pena de multa diária de R$ 2 mil por descumprimento até o limite de R$ 60 mil a ser revertido em favor da autora.
“A intervenção da Defensoria foi muito importante e graças a Deus minha mãe fez a cirurgia. Dr. Saulo e os demais defensores públicos estão de parabéns”, agradece Solange.
A ação foi proposta pelo defensor público e integrante do Núcleo da Saúde, Gustavo Dantas.