Soldados do 28º BC participam de capacitação para o combate ao Aedes aegypti
De acordo com Decreto do Governo Federal, na próxima sexta-feira, dia 02, acontece o Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. O objetivo é conscientizar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Por esse motivo, membros da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) estiveram reunidos na manhã dessa quarta-feira, 30, para capacitar cerca de 60 soldados do 28º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro.

Soldados do 28º BC participam de capacitação para o combate ao Aedes aegypti (Imagem: SES/SE)
Eles assistiram a palestras durante a manhã e, à tarde, participaram de aulas práticas de como combater o Aedes aegypti.
A gerente do Núcleo Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, abriu o evento contando a história do mosquito Aedes aegypti, como surgiu no Brasil, como se desenvolve e os procedimentos para combatê-lo.
“Fizemos uma panorâmica sobre a situação epidemiológica no Estado de Sergipe das três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mostrando a situação atual. Passamos para os soldados a necessidade de agregar o Exército Brasileiro a essa força tarefa, nessa guerra contra o mosquito”, relatou.
O major Alípio Gomes, do 28º BC, comentou que foi convocado pelo Ministério da Defesa para fazer parte dessa grande mobilização nacional que acontece na próxima sexta.
“Estamos todos mobilizados para essa campanha e envolvidos como parceiros da Saúde no combate ao mosquito. Por isso foi fundamental essa capacitação para que os soldados estejam preparados para entrar nessa guerra”, relatou o major, enfatizando que os trabalhos desses soldados não irão parar.
“Todas as sextas-feiras realizaremos ações dentro do próprio batalhão e nas áreas circunvizinhas, conscientizando o nosso público interno, incluindo palestras nas escolas que já temos parcerias, focando nas áreas que têm focos dos mosquitos”, informou.
Na segunda parte da palestra, a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Prefeitura de Aracaju, Thaíse Cavalcante, apresentou aos soldados a forma de como buscar os focos dos mosquitos e como orientar os moradores. Ela enfatizou que os cuidados devem começar em casa e no seu ambiente de trabalho.
“Essa campanha tem como um dos principais focos orientar as pessoas a cuidar das suas repartições e seus lugares de trabalho, para que a prevenção e combate a esse mosquito sejam diários”, argumentou.
A coordenadora de Promoção e Prevenção a Saúde, Liliane Trindade, ressaltou, ainda, que “a Funesa está sendo parceira nessa capacitação oferecendo todo o apoio logístico e operacional”.