Representantes dos Poderes conhecem inovações na prestação de contas
As inovações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nos sistemas e procedimentos de envio de informes mensais e prestação de contas foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 14, a integrantes das áreas de Finanças, Controle Interno e Tecnologia da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça, bem como do Ministério Público do Estado (MPE) e Defensoria Pública do Estado.
Estiveram no Tribunal integrantes das áreas de Finanças, Controle Interno e Tecnologia de diversos órgãos (Imagem: Cleverton Ribeiro/TCE/SE)
Conduzida pelo diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Cláudio Luiz da Silva, a reunião teve a participação do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo, que destacou o esforço da Corte de Contas na implementação de novas ferramentas de controle e interação com os jurisdicionados por meio eletrônico.
Em meio às novidades colocadas está a "prestação de contas anual consolidada". Conforme foi apresentado, as prestações referentes ao exercício 2016 serão enviadas exclusivamente em meio eletrônico, no formato pdf, enquanto as referentes ao exercício 2017 já serão geradas automaticamente pelo TCE/SE a partir da prestação de contas mensal originada do i-Gesp.
Novidades como essa agradaram aos participantes da reunião. "Vimos que a tendência do Tribunal é de cada vez mais melhorar, simplificar e ajudar nosso trabalho no serviço público", comentou a representante da área contábil da Alese, Iolanda Santos, fazendo coro com o chefe do controle interno do TJ/SE, Jurandir Conrado: "São muito importantes essas informações dadas e esperamos que realmente isso caracterize como uma nova possibilidade de melhoria", concluiu.