Rota de exportação em Sergipe, TMIB completa 22 anos em atividade
Único terminal portuário do estado é importante canal de entrada e saída de produtos como fertilizantes e grãos.

Rota de exportação em Sergipe, TMIB completa 22 anos em atividade (Imagem: Divulgação/VLI)
O Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado em Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju, completa nesta quarta-feira (14), 22 anos de atuação. O único terminal portuário de Sergipe é administrado desde 2014 pela VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, e tornou-se desde então uma importante rota de movimentação de granéis sólidos e líquidos, grãos e operação offshore, suporte para as embarcações de apoio às plataformas de petróleo próximas à costa.
Entre os principais produtos que passam pelo terminal, sejam importados ou com destino para exportação, estão coque, ureia, cimento, clínquer, trigo e fertilizantes. Em 2015, o TMIB passou a ser utilizado também para exportação da soja, principal produto agrícola brasileiro.
O terminal possui uma estrutura que compreende 7 armazéns com capacidade estática de até 55 mil toneladas, além de 2 píeres de atracação, 2 pátios de granéis com capacidade de 90 mil toneladas e 3 silos de granéis que comportam até 60 mil toneladas. A VLI conta atualmente com 90 funcionários no local.
Incentivo
Com o objetivo de fomentar ainda mais a economia do Sergipe e a produção da soja no Estado, uma parceria firmada entre VLI, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Secretária de Agricultura vem realizando encontros com produtores rurais da região para estimular o plantio do grão.
“O TMIB concentra a maior parte da entrada e saída de produtos no estado. É possível atender às necessidades das indústrias locais, incentivando suas atividades e crescimento, o que gera riquezas e movimenta as atividades em Sergipe”, conta o gerente do TMIB, Valdeilson Paiva.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.