Parceria do Governo de Sergipe com a Câmera de Dirigentes Lojistas utilizará tecnologia para ampliar segurança no Comércio
Termo de cooperação técnica entre Secretaria de Segurança Pública e CDL visa agilizar o atendimento a ocorrência para comerciantes. Lojas deverão ter, pelo menos, uma câmera de alta definição para que seja possível a investigação e identificação de infratores.

Secretaria de Segurança Pública celebra termo de cooperação técnica com Câmera de Dirigentes Lojista (Imagem: SSP/SE)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL) e a iniciativa privada lançaram um sistema inovador com o objetivo de agilizar o atendimento a ocorrência para comerciantes. Ele funcionará da seguinte forma: uma central monitora todos os empreendimentos participantes, que por sua vez deverão possuir pelo menos uma câmera em alta definição para facilitar a investigação e a identificação de infratores. Todas as informações são armazenadas em 'nuvem', garantindo a segurança da informação.
Em caso de roubo, o sistema é acionado via dispositivo wifi ou ainda pelo celular por meio de um aplicativo móvel. Este aplicativo conta com um acessório conectado na saída de fone, ao pressionar, o botão carrega automaticamente e já faz o chamado. Uma mensagem é exibida na central, junto com a localização e a imagem da câmera de segurança. Deste modo, a situação é verificada e um chamado é feito para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), passando as informações necessárias de forma rápida e eliminando o risco de trote, o que permite a ação rápida e eficaz da polícia.
“A CDL, junto com a SSP buscou a tecnologia do dispositivo que filtra as chamadas e permite ao lojista acionar um botão que entra em contato direto com a polícia. O objetivo é diminuir o número de chamadas falsas, aproximadamente 76% do total de ligações, acelerando o atendimento e aumentando sua eficácia”, explica Breno Barreto, presidente da CDL.
A Polícia Civil também se beneficiará com a tecnologia, diminuindo o tempo perdido em ocorrências falsas e utilizando dele para atender as demandas reais. “Com a parceria é possível cadastrar e atender mais rápido as demandas que são sérias, evitando assim perder um grande tempo com as filtragens, antes necessárias para evitar as informações falsas”, ressalta Alessandro Vieira, delegado geral da Polícia Civil.