Setesp/Sergipe apresenta pleito ao MTur para buscar apoio ao Encontro Nordestino de Cultura e Arraiá do Povo

Da esquerda para a direita: Irineu Fontes, secretário de cultura de Sergipe; Kaká Andrade, secretário de turismo de Canindé de São Francisco; Saulo Eloy Filho, secretário de turismo e esporte de Sergipe; e Marx Beltrão, ministro do turismo (Imagem: Assessoria Setesp/SE)
O Secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy Filho, participou na última sexta-feira (13/01) do 1º Encontro de Gestores Municipais e Lideranças do Trade Turístico do Alto Sertão, no qual Sergipe está inserido por seus municípios turísticos como Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória, entre outros.
O evento foi em Delmiro Gouveia, Alagoas, com a presença do ministro do Turismo Marx Beltrão, que recebeu em audiência exclusiva o secretário do Turismo e do Esporte de Sergipe, Saulo Eloy Filho - acompanhado do secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes - para apresentação formal do projeto de apoio financeiro e promocional ao Encontro Nordestino de Cultura/Arraiá do Povo.
O evento é símbolo dos festejos juninos de Sergipe, reunindo grandes nomes locais e nacionais do forró e será realizado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, de 15 a 30 de junho próximo.
A audiência é resultado de pleito apresentado pela Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte - em 22 de dezembro de 2016 – durante a visita ministro Marx Beltrão as obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe. Na ocasião, o ministro deixou claro que envidaria todos os esforços para buscar uma solução para que o MTur venha a apoiar o Encontro Nordestino de Cultura/Arraiá do Povo pela magnitude e grandeza e por representar, de maneira inequívoca, o grande momento da cultura popular sergipana.
Irineu Fontes, secretário de Estado da Cultura, presente à reunião, destacou que o ministro Marx Beltrão está convicto da importância do Encontro e da necessidade do apoio do MTur. “O Encontro Nordestino de Cultura e os festejos juninos são os mais importantes eventos do Estado, pois integram a Cultura e o Turismo e isso foi passado ao ministro que, como bom nordestino, prometeu lutar e tentar viabilizar o apoio do MTur”.
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy Filho, disse que “a receptividade do ministro Marx Beltrão para a nossa solicitação nos animou a dar continuidade as tratativas para conseguir o apoio do MTur.
Estou convicto que o ministro vai se empenhar, dentro do possível, para que o Encontro Nordestino de Cultura/Arraiá do Povo venha a ter o apoio do ministério do Turismo já que esse evento é, sem dúvida, o principal momento das manifestações populares sergipanas. É preciso lembrar que os festejos juninos trazem inclusão social, geram emprego e renda e movimentam a cadeia produtiva do turismo de maneira inclusiva”.
Encontro Nordestino de Cultura/Arraiá do Povo
O Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo e Cidade do Forró extrapola o conceito de regionalidade por ter grande apelo em todos os mercados brasileiros tanto na visão do turismo quanto na da cultura.
A comemoração dos três santos juninos: Antônio; João; e Pedro representa um importante momento econômico e turístico para o estado de Sergipe, no qual um público estimado em 250 mil pessoas movimenta toda a economia do turismo, com a rede hoteleira registrando excelente ocupação no período, além de geração de emprego e renda para ambulantes e todos os entes formadores da cadeia produtiva do turismo e, também, da cultura.
Com construção cenográfica que remete a uma cidade do interior sergipano, com vila, coreto, igreja, delegacia, bodega, o Arraiá do Povo tem em seu projeto palco, em formato de barracão, para apresentações musicais e folclóricas, área de artesanato, bares e restaurantes e espaço kids.