FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 04 de novembro de 2025
POR: Alex Santiago
Fonte: Assessoria Seinfra/SE
Em: 30/01/2017
Pub.: 30 de janeiro de 2017

Novo Terminal Pesqueiro está 75% concluído

Quem passa pela Avenida Otoniel Dórea nas imediações da praça dos mercados centrais da capital ou navega pelas águas do Rio Sergipe já pode notar a imponência do maior investimento do Executivo Estadual em prol da cultura da pesca. Executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop), as obras do novo Terminal Pesqueiro de Aracaju já atingem 75% de sua execução.

Novo Terminal Pesqueiro está 75% concluído (Imagem: Jorge Reis/Seinfra/SE)

Novo Terminal Pesqueiro está 75% concluído (Imagem: Jorge Reis/Seinfra/SE)

Tendo investimentos no valor de R$ 7.290.032,10, oriundos do Governo Federal, o terminal pesqueiro terá 1.256,22 m² de área construída e nos próximos meses estará apto a atender a milhares de sergipanos envolvidos na cultura da pesca que desenvolverão suas atividades com melhorias na estrutura, serviços profissionalizados e aprimoramento na qualidade dos produtos oferecidos.

Andamento da obra

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o percentual dos serviços já correspondem a 75%. “50 operários trabalham na conclusão da pintura da cobertura metálica que já foi quase toda instalada, finalizam o reboco e o revestimento nas paredes, aplicam os peitoris e janelas, bem como estão desmontando o escoramento do reservatório superior”, detalha.

Ele ressalta que a celeridade também é mantida em outras frentes. “Os profissionais estão desmontando o escoramento do reservatório superior, concluindo o cais que avançará cinco metros adentrando o rio, cujas extremidades são de madeira e, posteriormente finalizarão a alvenaria da fábrica de gelo, ficando para depois os serviços complementares, de modo que a previsão de conclusão é de 120 dias”, explica. 

Valmor Barbosa diz ainda que a obra será um marco para o desenvolvimento pesqueiro. “A princípio, o terminal atenderá a 27 colônias de pescadores, o que corresponde a mais de 12 mil profissionais da Grande Aracaju e região Sul do Estado, que desenvolverão suas atividades seguindo as normas da ANVISA e com melhorias na estrutura e no manuseio, resultando na redução de custos, no amplio das vendas dos peixes e pescados para grandes varejistas dentro e fora do Estado, com a possibilidade de ampliação no número dos profissionais envolvidos com a cultura da pesca”, afirma.

O novo terminal

A edificação do novo terminal pesqueiro terá dois níveis e é composta por um espaço administrativo com lobby, lanchonete, cozinha, sala de reunião, salas administrativas, sanitários e sala para treinamento. Para o tratamento e distribuição de pescado e frutos do mar, a estrutura terá um cais de atracação com 632,00 m², áreas para recepção, seleção, beneficiamento e comercialização dos produtos, salas de higienização de equipamentos, depósito, recepção e controle, depósito de caixas limpas, higienização e embalagem, câmaras frigoríficas, silo de gelo, câmara de espera, depósito de resíduos e casa de máquinas, dentro das determinações estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Completando as dependências essenciais, o espaço interno terá uma sala de higienização, vestiários e sanitários para funcionários e tripulação, rampas e elevador de acesso, além de uma estação de tratamento de esgoto.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação