Secretário da Saúde, Almeida Lima, assume interinamente a direção geral da FHS e da Fundação de Saúde Parreiras Horta

Secretário da Saúde, Almeida Lima (Imagem: Morgana Barbosa/SES/SE)
Durante a reunião, realizado na Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve a transmissão de posse da presidência do Conselho Curador da FHS, cargo que também passa a ser ocupado pelo próprio secretário Almeida Lima.
“Nesse momento, além das formalidades necessárias para continuidade administrativa e financeira nas duas Fundações, dialogamos sobre suas funções, atividades e problemas. Além disso, abordamos, também, as questões relacionadas às Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do Estado”, declarou o Secretário de Estado da Saúde.
Os fatos relacionados à situação da Febre Amarela e da Dengue também estiveram entre os temas abordados. “Nosso diálogo diz respeito às precauções necessárias para que as autoridades em saúde, nessa área, não sejam surpreendidas”, acrescentou.
A federalização do Hospital Regional de Lagarto também ganhou destaque. O trâmite, que ocorre através da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), segue de acordo com os procedimentos estabelecidos em entendimento entre o Governo do Estado e o Governo Federal.
FHS
A Fundação Hospitalar de Saúde engloba todos os níveis da assistência hospitalar, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), além de atividades de ensino, pesquisa científica e tecnológica.
Sob o comando da FHS estão os hospitais de Neópolis, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Unidade de Pronto Atendimento de Boquim e o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). Também estão sob administração da FHS as maternidades Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, e Leonor Barreto Franco, em Capela.
FSPH
A Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que a supervisiona de acordo com termos previstos na legislação, além do seu estatuto.
A FSPH tem por finalidade prestar serviços relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e hemoderivados, através da unidade Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Além disso, há prestação de serviços laboratoriais, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Os serviços de saúde prestados pelas Fundações são organizados em conformidade com as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretário da Saúde, Almeida Lima, assume interinamente a direção geral da FHS e da Fundação de Saúde Parreiras Horta (Imagem: Morgana Barbosa/SES/SE)