Atletas do Master Sergipe Handebol realizam doação de sangue no Hemose

Atletas do Master Sergipe Handebol realizam doação de sangue no Hemose (Imagem: Rosângela Cruz/SES/SE)
“Esta é a segunda campanha que realizamos. Aproveitamos o mês de janeiro para darmos nossa contribuição por ser um período que apresenta a redução de doadores no Hemose. É importante a participação tanto de atletas e ex-atletas para ajudar a salvar vidas”, destacou Antônio Marçal, doador de sangue ‘A Positivo’ desde o ano passado.
Alexandre Pereira, doador do grupo ‘Ab Negativo’, retornou com os amigos para realizar mais uma doação. “Representa um ato de caridade ao próximo pois é a maior expressão de amor que podemos ter com as pessoas. Quando conseguimos praticar um gesto dessa grandeza, estamos cumprindo os ensinamentos de Deus”, declarou o atleta.
Para os voluntários Denilson Sobral e Claudionilson Messias, a ação realizada pelo grupo visa estimular atitudes de outros esportistas que já são doadores e aqueles que doaram pela primeira vez. “Isso nos faz atletas completos, dentro e fora da quadra. Estamos fazendo a nossa parte ajudar o próximo e a sociedade”, ressaltaram.
De acordo com a assistente social, Rozeli Dantas, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, a atividade organizada pelo Master Sergipe Handebol, demonstra a associação da doação voluntária de sangue com o esporte.
“É um grande privilégio porque são pessoas pessoas que atendem os critérios básicos para a prática do gesto, além de estimular o segmento jovem e contribuir para a construção de uma nova consciência sobre a doação de sangue regular”, salientou a gestora.
Ela lembrou ainda que embora o mês de janeiro seja um período de férias escolares, a atividade transfusional não diminuiu. “O serviço prestado pelo Hemose atende várias situações como os serviços de urgências hospitalares, cirurgias e pacientes que precisam de transfusão sanguínea com regularidade”, concluiu a assistente social.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.