Acadepol sedia evento do Consulado Norte Americano sobre segurança aeroportuária
Essa é a segunda visita dos representantes em Sergipe.
Acadepol sedia evento do Consulado Norte Americano sobre segurança aeroportuária (Imagem: SSP/SE)
A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), sediou nos dias 7 e 8 o curso: “Prevenção à fraude de Documentos de Viagem, Detecção de impostores e Tendências Migratórias”, promovido pelo consulado Geral dos EUA no Recife. O evento tem como objetivo proprocionar noções básicas sobre análise do passageiro, avaliação dos fatores de segurança de documentos de viagem e conhecimento sobre tendências regionais de fraude.
Com a inscrição de 150 operadores de segurança pública, entre eles integrantes das polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar/SE, Civil /SE, Civil/BA, Guardas Municipais, empresas de segurança, Ministério Público Federal e Procuradoria Geral; o curso foi dividido em duas turmas para que o auditório da Acadepol acomodasse melhor os participantes, por isso foi feita a distribuição nos dois dias. O chefe de Investigações Criminais do Exterior, Gabriel Macias, palestrante do evento, acredita que a capacitação serve para melhorar e aumentar o conhecimento acerca de crimes relacionados à segurança de viagens para o exterior e fraudes.
Outros tópicos explanados foram os itens de segurança de passaporte padrão ICAO, reações à luz UV, uso de lupa, microimpressão, dígito verificador da página biográfica e impostor. Todos esses aspectos levantados foram baseados em estudos de casos. “Muitas vezes esses atos ilícitos têm uma ligação com outro tipo de crime, por exemplo, terrorismo, contrabando de seres humanos, tráfico de drogas, homicídios e muitas vezes os criminosos conseguem os vistos norte americanos, então o foco é reforçar o conhecimento da polícia brasileira”, acrescenta Gabriel.
Esta já é a segunda vez que o consulado norte americano vem à Sergipe. Em sua primeira visita há dois anos, seus representantes se sentiram lisonjeados em relação ao interesse dos estados sobre o conteúdo informativo contido no curso. De acordo com o integrante da Acadepol, Aerton Barreto, esse trabalho é essencial porque aumenta a integração entre os operadores de segurança pública e mostra a importância dessa junção para a a sociedade.