Hospitais Regionais atenderam 2 mil usuários do SUS durante o final de semana
A atuação resolutiva da Rede Estadual de Urgência e Emergência em Sergipe promove a descentralização da assistência por meio dos Hospitais Regionais, geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS). Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, as unidades localizadas nos municípios de Estância, Propriá, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro atenderam, juntas, a 2.001 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Pronto Socorro do Hospital Regional de Estância foram realizados 520 atendimentos totais, entre eles: 265 na clínica médica, 86 na pediatria, 87 atendimentos cirúrgicos, nove cirurgias, entre outros.
“Nesse período, ocorreram apenas 10 transferências e 426 pacientes receberam alta, após o atendimento adequado. Esses dados comprovam a resolutividade e função estratégica da unidade na Região Sul do Estado”, avaliou a superintendente do HRE, Luciana Carvalho.

Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro (Foto: Arquivo/SES/FHS/SE)
“Na maternidade, a equipe da obstetrícia realizou 14 partos e duas curetagens. Além disso, dos pacientes atendidos no Pronto Socorro, oito ficaram internados e os demais foram liberados para casa, após receber atendimento médico adequado”, acrescentou a superintendente do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, Genisete Pereira.
Propriá e Glória
Em Propriá, 697 usuários foram atendidos. Na clínica médica foram registrados 331 atendimentos, na clínica pediátrica foram 78, além de 108 atendimentos na clínica ortopédica, 85 na clínica cirúrgica e 45 na clínica ginecológica. Nessa unidade também foram realizadas nove cirurgias ortopédicas, 13 partos e uma curetagem.
“Realizamos, também, oito cirurgias eletivas e registramos 15 internamentos clínicos. Nesse mesmo período, apenas quatro transferências precisaram ser realizadas”, destacou a superintendente da unidade, Ana Paula Fraga.
Na região do Alto Sertão Sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória contabilizou 423 atendimentos aos usuários do SUS. Sua cobertura assistencial contempla nove municípios que integram a micro-região de saúde, além de acolher a demanda espontânea.
Somente na clínica médica, o Regional de Glória realizou 341 atendimentos. Na pediatria 49 pacientes receberam assistência médica. Também ocorreram 26 avaliações da obstetrícia, seis partos e uma curetagem.