Aracaju (SE), 09 de julho de 2025
POR: Ítalo Duarte
Fonte: SES/SE
Em: 23/02/2017
Pub.: 23 de fevereiro de 2017

Saúde Bucal: coordenadores municipais conhecem o funcionamento dos CEOs

O encontro desta terça-feira, 21, entre coordenadores municipais de Saúde Bucal e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) serviu para que os novos gestores conhecessem a rede de Saúde Bucal do Estado e para que eles obtivessem informações sobre o funcionamento dos Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs). Essas unidades especializadas, do Governo do Estado de Sergipe, estão localizadas nos municípios de Boquim, Laranjeiras, São Cristóvão, Propriá, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória e Capela.

Mais de 60 pessoas acompanharam o encontro na última terça-feira, na sede da Funesa (Foto: Ítalo Duarte/Funesa/SES/SE)

Mais de 60 pessoas acompanharam o encontro na última terça-feira, na sede da Funesa (Foto: Ítalo Duarte/Funesa/SES/SE)

“A SES orientou como os coordenadores devem registrar os procedimentos odontológicos e apresentou a rede de baixa, média e alta complexidade de Saúde Bucal no Estado. Já a Funesa, através da Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (COCEO), apresentou as unidades gerenciadas pela Funesa, suas localizações, os municípios que fazem referência e como os encaminhamentos devem ser feitos”, afirmou a cirurgiã-dentista Sthephany Araujo Barreto, coordenadora interina dos CEOs.

De acordo com Ana Luiza Coelho Nascimento, apoiadora técnica de Saúde Bucal, da SES, todos os 63 participantes do encontro puderam conhecer os sistemas de informação que devem ser acessados pelos gestores, os serviços dos CEOs Estaduais e do Programa Brasil Sorridente nos municípios, além, é claro, de terem recebido as boas-vindas.

“Na reunião, pudemos acolher os novos coordenadores de Saúde Bucal, que passam dar andamento as atividades após as mudanças de gestão nos municípios. Diante disso,  trouxemos um panorama de como está o Brasil Sorridente aqui no Estado e orientamos por quais sistemas de informação os coordenadores devem acessar. Também dialogamos sobre o acompanhamento dos indicadores de Saúde Bucal para melhorar a qualidade da assistência dentro dos municípios”, disse.

O resultado do evento foi muito positivo, na visão de Heloísa Maria de Almeida Nunes Góis, coordenadora no município de Nossa Senhora do Socorro. “É muito importante que haja, realmente, essa interação com os coordenadores dos 75 municípios sergipanos. Isso proporciona uma troca de experiência, surgem novas ideias e a gente se conhece, além de ser um espaço para que possamos debater os nossos problemas e conseguir, juntos, encontrar soluções. Diante desse processo o apoio do Governo do Estado é fundamental, porque é quem está à frente de tudo que a gente precisa”, afirmou.

Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas é uma unidade de saúde para cuidados odontológicos no âmbito especializado, ou seja, irá ofertar um serviço após o cidadão iniciar um tratamento na Atenção Básica (cuidados nas Clínicas de Saúde da Família ou em postos de saúde).

O CEO possui consultórios equipados para o diagnóstico e tratamento oral das necessidades da população sergipana. Além disso, o Centro possui profissionais especialistas em endodontia, periodontia, cirurgiões bucomaxilofaciais e especialista em pacientes com deficiência. O CEO é mais uma oferta do SUS para os cidadãos e representa uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde (MS). No Estado de Sergipe, é gerido pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Funesa.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação