Sejuc/Sergipe e Egesp criam projeto social para comunidade do Bairro América
“A criança vai ao presídio para não chegar à prisão”. Este é o slogan do projeto da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), que vai permitir que crianças e adolescentes do bairro América tenham aulas de judô, a arte milenar japonesa que significa “caminho suave”, no dojô da instituição. As aulas serão dadas pela agente prisional Elisângela Silva, faixa preta, que já tem experiência em lecionar. Para o diretor da Egesp, Delmário Magalhães a interação entre com os moradores do bairro América, onde a escola funciona é extremamente importante.

Sejuc/Sergipe e Egesp criam projeto social para comunidade do Bairro América (Foto: Sejuc/SE)
O slogan bastante sugestivo nasceu na primeira aula de judô, ocorrida na terça-feira passada, da pelo cabo da Polícia Militar, Élvio Marcelo, e pela agente prisional Elisângela Silva. Essas aulas que estão ocorrendo no dojô da Egesp são fruto da parceira entre Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), pois os dois professores não tinham mais espaço para a realização das aulas pela manhã no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
Foi a partir da ideia da agente Elisangela Silva de treinar as crianças pela manhã e da criação do próprio projeto que a Egesp cedeu o dojô para os professores. O professor Élvio frisa que “tanto a SSP e a Sejuc, estão somando forças para realizar ações de prevenção ao uso de drogas e consequentemente diminuir a incidência de violência e criminalidade”.
As aulas realizadas pela agente Elisangela Silva ocorrem as terças e quartas das 09 às 11h, no dojô da Egesp, localizado no Bairro América. A prática é aberta ao público e recentemente contou com a participação dos alunos no campeonato realizado no Serviço Social da Indústria (Sesi), no Conjunto Augusto Franco, 10 alunos foram participar destes, cinco foram medalha de ouro, duas de prata e três de bronze. “Aproveitamento de 100% e agora eles irão representar Sergipe no campeonato regional”, disse Élvio.
O campeonato regional brasileiro de judô será realizado nos dias 21,22 e 23 de abril de 2017 aqui na cidade de Aracaju.