Aracaju (SE), 09 de julho de 2025
POR: Morgana Barbosa
Fonte: SES/SE
Em: 02/03/2017
Pub.: 02 de março de 2017

Hospitais Regionais somam 5.747 atendimentos durante o Carnaval

As unidades da Rede Estadual de Urgência e Emergência garantiram a assistência descentralizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval. De 24 de fevereiro a 01 de março, os Hospitais Regionais de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá realizaram, juntos, 5.747 atendimentos.

O maior fluxo foi registrado no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro que atendeu a 1.565 pacientes. No Pronto Socorro, apenas 18 usuários precisaram de internamento.

“Mesmo sendo período de Carnaval, nosso atendimento se manteve  dentro da normalidade, não sendo registrada ocorrência de maior gravidade no fluxo do nosso serviço, que normalmente já atende um grande volume de pacientes. Apenas quatro usuários do SUS precisaram ser transferidos para hospitais de alta complexidade”, avaliou a superintendente da unidade de saúde, Genisete Pereira.

De acordo com a gestora, os dados contabilizados por especialidade revelaram 1.110 atendimentos na clínica médica, 296 na pediatria e 159 na obstetrícia. “Além disso, nossa maternidade realizou 48 partos e oito curetagens, dados que superaram os do ano passado, quando foram feitos 21 partos e quatro curetagens”, acrescentou.

Na região do Baixo São Francisco, o Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, registrou 1.440 atendimentos. “Acolhemos 39 vítimas de acidentes automobilísticos”, revelou a superintendente do Hospital Regional, Ana Paula Fraga.

Entre os pacientes assistidos, 720 foram na clínica médica, 249 na clínica pediátrica, 116 na ortopedia, 171 na clínica  cirúrgica, 73 na clínica  ginecológica. Também ocorreram quatro cirurgias eletivas, seis de urgência, 24 partos, duas curetagens e sete internamentos clínicos.

“Contabilizamos, nesse período, 23 transferências e seis óbitos”, detalhou Ana Paula.

Estância e Glória

No município de Nossa Senhora da Glória, o Hospital Regional que assiste a região do Alto Sertão sergipano, atuou de forma resolutiva durante o período carnavalesco. Dos 867 pacientes que buscaram assistência médica na unidade, 843 receberam alta após o atendimento adequado, o que comprova a resolutividade.

“Na clínica médica atendemos 642 pacientes. Já na pediatria foram 137. Além dessas especialidades realizamos 49 atendimentos na obstetrícia e procedimentos cirúrgicos de pequeno porte”, enumerou a gerente das unidades de internação do Regional de Glória, Fabrine Almeida.

Este ano, o Hospital Regional localizado no município de Estância, contabilizou 848 atendimentos. “Acolhemos 13 pacientes vítimas da violência no trânsito. O número é inferior ao registrado durante o Carnaval de 2016, quando foram atendidos 46 pacientes nessa mesma situação”, revelou a superintendente, Luciana Carvalho.

Também foram registrados 36 atendimentos às vítimas de ferimentos por arma de fogo e três por arma branca. Além disso, 24 cirurgias foram realizadas na unidade.

Itabaiana

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, localizado em Itabaiana, na região do Agreste Central, somou 1.027 atendimentos, entre os dias 24 de fevereiro e 01 de março. O maior fluxo de pacientes foi registrado na sexta-feira, 24, quando a unidade recebeu 298 usuários do SUS.

Em relação ao ano passado, o número de atendimentos foi menor. Na pediatria foram 81 atendimentos, durante os últimos seis dias. Já em 2016 a unidade somou 245 atendimentos. Na clínica médica a diferença também é expressiva. Este ano foram 632, o que representa 407 atendimentos a menos.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação