Empossada a nova diretoria do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas de Sergipe
O analista de controle externo Anselmo Costa Santos tomou posse nesta sexta-feira, 3, como presidente do Sindicato dos Servidores Efetivos do Quadro Permanente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (Sindicontas). A cerimônia aconteceu no miniauditório do Tribunal e contou com a presença do conselheiro presidente Clóvis Barbosa, conselheiro substituto Rafael Fonseca e dos procuradores do Ministério Público Especial, João Augusto Bandeira de Mello e Eduardo Cortes.
Posse ocorreu no miniauditório do TCE (Foto: Cleverton Ribeiro/TCE/SE)
O novo presidente do Sindicontas pronunciou um discurso exaltando fatos históricos, dando a devida importância ao surgimento do sindicalismo no mundo e no Brasil. Partindo desse contexto, destacou a importância da organização entre os trabalhadores na conquista de direitos como redução nas horas de trabalho, licenças maternidade e paternidade e direito à greve.
Para Anselmo, ao assumir a presidência do Sindicontas, ele carrega um desafio. “Hoje tomo posse no Sindicato com a tarefa de buscar melhorias para os servidores da Casa. Essas melhorias não são só salariais, mas também de maior participação dentro da administração do Tribunal de Contas e mais valorização do servidor efetivo”, explicou.
O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, destacou que sua gestão tem buscado valorizar os servidores, embora reconheça que ainda há distorções que precisam ser corrigidas. “Estamos valorizando o servidor efetivo, que em algumas situações é desprestigiado em relação aos comissionados e até aos requisitados”, disse, garantindo que até o final da sua gestão, em dezembro, garantirá novas conquistas para a categoria, a exemplo da nomeação de concursados, o que já vem promovendo há mais de um ano.
O conselheiro substituto Rafael Fonsêca destacou o papel dos servidores na construção de um Tribunal mais forte e bem visto pela sociedade. “O serviço público é eficiente quando o seu servidor é valorizado. Temos que valorizar a instituição para que a sociedade reconheça a importância que tem o Tribunal para a administração pública”, afirmou.
Planos futuros
O novo presidente já tem planos para os próximos meses de gestão, como um evento que discutirá o futuro do Tribunal de Contas. “Quero organizar um grande evento que debata com diversos setores e com os nossos colaboradores sobre qual Tribunal de Contas queremos ter, que modelos deveremos seguir. É interessante que possamos fazer avanços todos unidos, servidores, sindicato e administração”, concluiu Anselmo.