Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 12 de julho de 2025
POR: Ju Gomes
Fonte: Assessoria Prefeitura de Boquim
Em: 12/03/2017
Pub.: 13 de março de 2017

Palestras e debates marcam a semana dedicada às mulheres em Boquim

Apesar da mulher já ser maioria entre a população brasileira e ocupar cada vez mais o mercado de trabalho, ainda há um longo caminho a ser percorrido em busca da equidade. Foram décadas de lutas e reivindicações até que surgissem leis específicas em sua defesa e lhe fosse reconhecido, por exemplo, o direito de votar e ser votada, o que no Brasil só aconteceu em 1933. O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é o resultado de uma série de lutas por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

Palestras e debates marcam a semana dedicada às mulheres em Boquim (Foto: Assessoria Prefeitura de Boquim)

Palestras e debates marcam a semana dedicada às mulheres em Boquim (Foto: Assessoria Prefeitura de Boquim)

A Prefeitura Municipal de Boquim (PMB), através do Departamento de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho e a Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar, realizou dos dias 6 a 10/3, diversas atividades dedicadas às mulheres, com uma programação preparada para levar conhecimentos e esclarecimentos sobre os direitos das mulheres. “São muitos os desafios que as mulheres ainda enfrentam na sociedade e que precisam ser superados. Ainda temos um longo caminho a percorrer e ações como essas são importantes para combater todo tipo de preconceito e violência contra as mulheres”, disse o prefeito Eraldo de Andrade (SD) durante a abertura da programação.

A roda de leitura com a presença da leitora e deficiente visual Maria Verônica deu início a programação, que destacou a importância da inclusão e o papel da mulher na literatura, citando nomes como Hilda Hilst, Nísia Floresta, Cecília Meireles e Clarice Lispector, grandes mulheres escritoras que marcaram seu tempo e fizeram história. A pedagoga Maria de Fátima Fontes de Faria Fernandes, falou sobre a posição da mulher na sociedade no segundo dia de atividades, que ao longo do tempo ganhou voz e representatividade política, dos desafios que ainda enfrentam, como, por exemplo, as diferenças salarias relacionadas a gênero.

Segundo a ONU, sete em cada dez mulheres já foram ou serão violentadas em algum momento da vida. Violência contra a mulher, empoderamento feminino e a cultura do machismo, foram temas da palestra proferida por Bruna Menezes Carmo, advogada e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, seguida de uma grande roda de debates, com a participação  de convidadas das mais diversas áreas de atuação. Alimentação Saudável e Saúde da Mulher também foram temas de palestras apresentadas. A nutricionista Bianca de Souza Santos tratou sobre a importância de consumir os alimentos certos, principalmente na jornada contemporânea. As enfermeiras Jamille Carvalho e Ana Lúcia Figueiredo falaram sobre o cuidado com a saúde citando os principais exames que as mulheres  devem fazer como ultrassom, papanicolau e autoexame das mamas. Utilizando maquetes, as enfermeiras Jésica Araújo e Ana Kelly Santana, demonstraram como deve ser feito o autoexame.

Além das palestras, a programação contou com atividade física e aula de dança, com a presença das mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e oficina recreativa com material reciclável para confecção de lembranças para as mulheres, com a participação de crianças de oito e nove anos, alunas da Escola Municipal Josefina Nogueira Soares do Povoado Cabeça Dantas. Uma roda de bate-papo com as escritoras boquinenes Ana Maria Medina, Ednete Franca, Maria Terezinha Silveira Dias da Silva e Maria Almeida, encerrou a programação da semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Toda programação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Hermes Fontes e na Praça Hermes Fontes, e contou com as presenças do vice-prefeito Chicão Almeida e sua noiva Napolitânia Vieira, da primeira dama Josilene Cruz, dos secretários Jonas Vidal, da Educação, Edson Alves, da Assistência Social e do Trabalho, do assessor parlamentar Gerfesson Trindade, do coordeandor do Departamento da Juventude, Cris Santos, da vereadora Honorina Fonseca (PP), do vereador João Fontes Jr (PV), dos alunos e professores dos colégios estaduais Severiano Cardoso e Cleonice Soares Fonseca, da Escola Técnica de Enfermagem Seraph, e das escolas municipais José Goes Duarte e Deputado Lourival Baptista. Segundo a diretora de Cultura, bibliotecária Maria Caitana, “tratar sobre todos esses temas fortalece a luta das mulheres e desenvolve a igualdade de gêneros em todos os aspectos onde a mulher é minoria”.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação