MP/Sergipe troca Henrique Cardoso por Jarbas Adelino
Henrique Cardoso foi remanejado para a Fazenda Pública.

Henrique Cardoso: substituído no comando do combate à corrupção (Foto: Arquivo/Portal Infonet)
O Ministério Público Estadual (MPE) substituiu o promotor Henrique Cardoso do comando do Centro de Apoio do Patrimônio Público (CAOPP) e do Grupo de Combate à Improbidade Administrativa (GCIA). No lugar dele, assumiu o promotor Jarbas Adelino, conforme informações confirmadas em nota enviada pela assessoria do MPE à imprensa.
Na nota, a assessoria explica que a mudança ocorreu porque “historicamente o CAOPP é ocupado pelos membros do Ministério Público na atividade-fim”. A nota explica que a decisão para substituir o promotor Henrique Cardoso foi tomada pela Administração Superior do MPE.
A nota esclarece que o CAOPP não tem poder para executar as tarefas e sim a atribuição de fazer intercâmbio entre as promotorias, sem atribuição para promover investigação. “Somente para estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área e que tenham atribuições comuns”, esclarece a nota. “Cabe ao CAOP, apoiar as Promotorias de Justiça. Todas as investigações, que são comandadas pelos promotores titulares de suas Promotorias de Justiça, bem como qualquer operação apoiada pelo CAOPP, têm seu desenvolvimento a partir das diligências requisitadas pelas Promotorias”, enfatiza a nota.