Prefeitura de Boquim discute incentivos para o agricultor familiar com o Banco do Nordeste
Na manhã desta sexta-feira, 24/3, o prefeito Eraldo de Andrade (SD) e o vice-prefeito Chicão Almeida (PT) receberam a visita de cortesia do novo gerente do Banco do Nordeste, Vanildo Bernardino, acompanhado do gerente de negócios, Diógenes Santos, que teve como objetivo estreitar laços e reforçar o atendimento do banco que trabalha principalmente com micro e pequenas empresas, investimentos na agricultura familiar, microcrédito e todos os outros serviços bancários. Presentes ainda os secretários Genivaldo Menezes, de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, e Chefe de Gabinete, Claudionor Vasconcelos.

Prefeitura de Boquim discute incentivos para o agricultor familiar com o Banco do Nordeste (Foto: Assessoria Prefeitura de Boquim
Durante o encontro, o prefeito Eraldo defendeu o retorno da policultura. “Uma de nossas metas é incentivar a diversificação de cultura de plantio. Com o declínio da citricultura em nosso Município, essa é uma saída principalmente para o agricultor familiar”, disse o prefeito. Chicão frisou que “já existem algumas iniciativas nesse sentido, mas estão tratando como agronegócio. É preciso pegar exemplos de pequenos produtores da agricultura familiar que estão diversificando, plantando acerola, macaxeira, mamão, em dez, onze tarefas, e dando certo. É isso que temos que incentivar”, disse o vice-prefeito.
O gerente do banco informou que estão “realizando um levantamento sobre o quantitativo dos produtores rurais no Município. Estamos passando a limpo todos os produtores que tem problemas junto ao banco, aproveitando a Lei 13.340/2016, pois precisamos renegociar todas as dívidas e assim o agricultor familiar poderá adquirir novo crédito”, disse Vanildo. O prefeito Eraldo agendou para a próxima semana uma visita a propriedades de produtores da agricultura familiar da região que têm investido na diversificação da cultura de plantio, a fim de que o Banco do Nordeste possa conhecer e apresentar opções de incentivo.