FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 25 de outubro de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 30/03/2017 às 12:48
Pub.: 31 de março de 2017

Prefeitura de Aracaju trabalha para solucionar alagamentos na Treze de Julho

Nos últimos anos, os moradores do Bairro Treze de Julho têm sofrido com a intensificação de alagamentos na região, principalmente no mês de março, um período no qual o fenômeno da maré apresenta seus picos de cheia. Esse caso se caracteriza como um problema histórico da região, que tem entre suas principais causas: a influência dos picos de maré alta, a intensa ocupação do solo e a deficiência da capacidade de escoamento do atual sistema de drenagem do local, logo, as águas acabam transbordando através das bocas de lobo e canais abertos.

Prefeitura de Aracaju trabalha para solucionar alagamentos na Treze de Julho (Foto: PMA)

Prefeitura de Aracaju trabalha para solucionar alagamentos na Treze de Julho (Foto: PMA)

O nível da maré, que intensificou os alagamentos destes últimos dias, variou entre 2,2 e 2,3 metros, com previsão de chegar até 2,4 metros. De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, a Prefeitura de Aracaju está trabalhando na adoção de medidas para solucionar esta situação. “A problemática dos alagamentos da Treze de Julho é do conhecimento e preocupação do prefeito. É um problema histórico. Por isso, a estamos reunindo esforços e planejando ações de natureza técnica e estrutural a serem adotadas. Até o momento alguns paliativos já foram realizados. A Emurb já realizou em fevereiro a dragagem da boca do canal e já minimizou o odor da região e o escoamento deste canal”, declara o secretário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) planeja a contratação de estudo especializado para área, como forma de apresentar uma solução técnica para o problema. “Outro alternativa adotada pela Sema será fiscalizar e licenciar todos os prédios daquela localidade quanto ao seu sistema de esgotamento sanitário”, alerta o secretário Cesar Viana.

Prefeitura de Aracaju trabalha para solucionar alagamentos na Treze de Julho (Foto: PMA)

Prefeitura de Aracaju trabalha para solucionar alagamentos na Treze de Julho (Foto: PMA)

Segundo o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, Gilvan Mateus, o que mais vem preocupando é uma possível ocorrência de chuvas no período de maré alta, visto que não teria possibilidade de escoamento das águas pluviais nestas condições de marés, e os alagamentos seriam severamente agravados.

“A Defesa Civil mantém um rigoroso monitoramento das previsões meteorológicas, para que possamos disparar alertas em caso dessa possibilidade e minimizar os efeitos dos possíveis transtornos, já que não há possibilidade de evitar a alta das marés. Além disso, a Defesa Civil mantém toda a estrutura da Prefeitura de Aracaju em alerta e preparada para dar resposta aos problemas que possam ocorrer em decorrência desse evento adverso”, informa o coordenador.


Notícias Indicadas

Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026

Lula volta a criticar uso do dólar, dias antes de reunião com Trump

Saúde preventiva acessível: ComfortClin lança pacote completo de check-up para homens e mulheres

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação