Municípios sergipanos receberão segunda remessa de repelentes ainda no mês de Abril
Todos os municípios sergipanos já receberam a primeira remessa de repelentes enviada pelo Ministério da Saúde (MS). A distribuição foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que nesta política tem a atribuição de receber, armazenar e distribuir o material, seguindo o que está previamente definido e direcionado/dimensionado no anexo II, da Nota Técnica nº 13/2017.
“O documento, enviado pelo MS, define o púbico alvo, que são as gestantes integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, com previsão de dois fracos de repelentes por mês para cada mulher, seguindo o que preconiza a Lei 13.310”, esclarece a coordenadora da Atenção Básica da SES, Áurea Torres.
Ao todo, Sergipe receberá sete remessas de repelente, o que equivale a 283.140 frascos do produto. “Duas dessas remessas já foram entregues, nos dias 23 de fevereiro e 24 de março, cada uma com 17.700 unidades”, informa, lembrando que a segunda distribuição deve começar a partir do dia 12 de abril, no Almoxarifado Central (Alcen).
Já existe um cronograma de dispensação de insumos na unidade e, para que não se crie outros, a SES seguirá a mesma programação para a distribuição dos repelentes. “Diante do grande número de casos de Microcefalia ocorrido em 2015, o MS instituiu o Programa de Prevenção e Proteção Individual de Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica contra o Aedes aegypti, visando ações de proteção e promoção à saúde dessas mulheres e seus bebês, tentando, assim, reduzir o número de novos casos”, complementa Áurea Torres.