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Aracaju (SE), 17 de novembro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 04/04/2017
Pub.: 04 de abril de 2017

Same realiza mais de 5 mil relatórios médicos no Huse em 2016

Huse (Foto: Ilustrativa/Victor Ribeiro/Seplag/SE)

Huse (Foto: Ilustrativa/Victor Ribeiro/Seplag/SE)

No ano passado o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), realizou mais de 5 mil relatórios médicos, solicitados ou não pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria desses relatórios, ou prontuários, acaba sendo arquivada porque o solicitante ou algum parente de primeiro grau não vai resgatá-lo. Essa documentação é importante para a retirada do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

O prontuário é um importante conjunto de documentos padronizados, destinados a registrar todas as informações referentes aos cuidados médicos prestados ao paciente. A maioria da documentação solicitada é para a entrada em Seguro DPVAT, prontuários que estão com perícia judicial ou do INSS agendada, ou atendimento agendado no Instituto Médico Legal (IML). No prontuário médico, constam dados pessoais, evolução clínica, exames, radiografias, além de outras informações referentes ao paciente.

O gerente do Same no Huse, Pedro Madureira, informa que muitos relatórios para o Seguro DPVAT já estão prontos e aguardando a retirada pelos respectivos responsáveis. Ele faz um apelo para que as pessoas compareçam para resgatá-los. “O prontuário médico em mãos é a primeira parte do processo para resgatar o benefício ou outro procedimento. Ele demora cerca de 90 dias para ficar pronto, pois o levantamento de custos dos serviços prestados ao paciente e a auditoria são realizados em todos os prontuários. Um alerta importante é o cuidado com os atravessadores que procuram agilizar o processo e no final resgatam o benefício para si. O correto é procurar um ponto de atendimento oficial”, informou.

Hoje, são em torno de 100 mil prontuários e fichas de entrada nos arquivos do Same, sendo que 90% já foram separadas para respostas aos usuários. O serviço de arquivo médico e estatística funciona diariamente no Huse das 7h às 19H. Para obter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: 3216-2617.

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