FLUTUANTE  1100 X 350 - CITTA
Aracaju (SE), 14 de dezembro de 2025
POR: Ítalo Duarte e Júnior Ventura
Fonte: Assessoria
Em: 07/04/2017
Pub.: 07 de abril de 2017

Governo de Sergipe comemora Dia Mundial da Saúde com ações

O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira, 7, foi marcado por ações do Governo de Sergipe. Em Aracaju, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), organizaram um café da manhã no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) para apresentação de dados dos atendimentos no Huse e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além das doações de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Também foram realizadas abordagens educativas com equipes do Programa Estadual IST/Aids e panfletagem do Samu.

Governo de Sergipe comemora Dia Mundial da Saúde com ações (Foto: Assessoria)

Governo de Sergipe comemora Dia Mundial da Saúde com ações (Foto: Assessoria)

No início da manhã, a imprensa sergipana participou de um café da manhã no Huse. Na ocasião, foi apresentado um balanço dos dados referentes aos atendimentos realizados em Sergipe pela Rede Estadual de Saúde.

No mesmo período, as equipes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu estiveram no cruzamento das avenidas Maranhão e Euclides Figueiredo realizando ação educativa “Sou amigo do Samu, não passo trotes”.

Roney Melo Barbosa, representante do NEP do Samu, coordenou o grupo que distribuiu cartilhas, adesivos e conversou com condutores sobre formas de prevenção de acidentes de trânsito e sobre a conscientização de não passar trotes ao serviço.

“Nós temos o projeto educativo Sou Amigo do Samu, que trabalha campanhas preventivas, como o incentivo ao uso do cinto de segurança e capacete e o não uso de celular ao volante. Então, aproveitamos o Dia Mundial da Saúde para falar de prevenção”, comentou.

A coordenadora assistencial do Samu, Luciana Carvalho, acompanhou a panfletagem na Avenida Maranhão e enfatizou o objetivo da ação.

“As campanhas são de suma importância, uma vez que as atividades de rua conscientizam as pessoas. Hoje, por ser o Dia Mundial da Saúde, a gente não quer falar em doença, a gente quer falar em saúde, falar em prevenção”, destacou.

A condutora Maria Gilda Alves entendeu o recado dos agentes da Brigada Itinerante e dos profissionais do Samu.

“Eu mesmo tenho uma grande preocupação em andar sempre segura no trânsito. As pessoas têm que se conscientizar do erro que a gente mesmo comete e passar a se prevenir mais”, alertou.

Ainda pela manhã, estudantes do ensino médio foram ao Hemose conhecer o sistema de cadastro e captação de sangue e medula. Na ocasião, eles conversaram com o médico Almir Santana, coordenador do Programa IST/Aids da SES, sobre a importância da doação e a prevenção de doenças.

Alguns desses estudantes optaram por fazer o cadastro e contribuir com a manutenção do estoque do hemocentro, caso de Vicente Júnior.

“Vim conhecer as instalações do Hemose e estou gostando muito. Daqui a pouco vou cumprir uma ação essencial, que é cumprir meu papel social de doar sangue”, disse.

Já a estudante Daiara Taina dos Santos ficou entusiasmada com o atendimento e o cuidado visto na unidade.

“Todo o processo de doação foi muito rápido e sem dor. A equipe do Hemose é muito competente e cuidadosa. A técnica que me atendeu tem a mão muito boa. Não senti nada. Essa é uma atitude de amor ao próximo. Nunca saberemos quando vamos precisar, por isso nada mais justo que ajudar”, ressaltou.

O Programa Estadual IST/Aids também participou das ações. Além de estar presente em diferentes pontos da capital, acompanhando as equipes e realizando distribuição de preservativos, Almir Santana fez no final da manhã o lançamento oficial do projeto “Camisinha em todo lugar”.

A iniciativa consiste na fixação de pontos de coleta de preservativos para facilitar o acesso da população aos meios de prevenção de infecções e vírus como o HIV.

“Nossa ideia é facilitar o acesso à camisinha, considerando que as pessoas revelam não usar o preservativo. Alguns dizem que se sentem inibidos de ir até os postos de saúde buscar, então estamos facilitando esse acesso”, explicou o coordenador.

Com o lançamento do projeto, realizado no Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, Aracaju passa a ter quatro pontos: dois na Orla, um na Praça da Bandeira e na Rodoviária.

Continuidade das ações

Ainda no dia de hoje, pelo turno da noite, as ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde seguem sendo realizadas pela SES e Funesa.

A partir das 17h, os dois órgãos estarão no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes, realizando exames e prevenção.

“Estaremos realizando alguns serviços em saúde, como aferição de pressão arterial e teste glicêmico. Faremos a triagem juntamente com o Dr. Almir Santana, coordenador do programa de IST/Aids”, explicou Liliane Trindade, coordenadora de Prevenção e Promoção à Saúde, da Funesa.

O Samu também participa de outra ação educativa, às 18h, na rótula do Bairro Grageru, com distribuição de panfletos e adesivagem de veículos.

Os eventos realizados no Dia Mundial da Saúde fazem parte das ações de prevenção e promoção à saúde da SES, que mobilizou imprensa, servidores, unidades de saúde da rede e população com o objetivo de intensificar os projetos e campanhas de conscientização para os cuidados em saúde.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação