Secretaria de Estado da Saúde realiza I Encontro do Laboratório de Elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares
Nos dias 10 e 11 de Abril, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e em colaboração com o Projeto de Apoio ao Plano Diretor de Hospitais (PROADI/SUS) realizará o I Encontro do Laboratório de Elaboração do Plano Diretor de Redes Hospitalares. O Objetivo principal desse projeto consiste em desenvolver e aplicar uma metodologia para a elaboração e adoção de planos diretores de redes hospitalares por estado e suas regiões de saúde. O evento é destinado a profissionais e gestores das áreas de medicina e enfermagem dos hospitais que são contemplados pelo projeto e na programação conta com a realização de palestras, painéis e exposições e será realizado no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Segundo a Coordenadora da Atenção Hospitalar e Rede de Urgência e Emergência da SES, Jurema Viana, o Plano vai assegurar que as ações voltadas para a saúde não sejam desfeitas e darão uma melhor orientação aos profissionais de saúde durante os próximos anos. “ Trata-se de uma iniciativa que tem a intenção de apoiar a construção e o crescimento de um plano que organize e o torne fixos nas redes, tanto estadual quanto regional”, explicou.
Jurema Viana falou ainda sobre o tempo de validação do Plano e destacou a importância para os profissionais da rede. “ A validação do plano é de 25 anos. Nosso maior ganho é que as ações aprovadas não poderão ser desfeitas durante esses anos de validade, isso nos garante que o trabalho continuará sendo bem feito”, finalizou a coordenadora.
Execução do Projeto
O Projeto será desenvolvido através de encontros mensais através de visitas de dois em dois dias à constrição dos parâmetros de um plano diretor de redes hospitalares. Ao final do processo as linhas de ações serão formadas. Poderão participar os diretores, superintendentes, coordenadores médicos e de enfermagem, além de gestores das unidades hospitalares contempladas com o projeto. Sendo elas: Fundação Médica Santa Cecília; Hospital Cirurgia; Huse; Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos; Hospitais Santa Isabel; São José ;Amparo de Maria; de Estância Jesse Fontes; Dr. Pedro Garcia Moreno; São Pedro de Alcântara; Regional Lagarto; Regional João Alves Filho; Regional José do Prado Franco Sobrinho; Regional de Propriá; Unidade Mista de Saúde Dra. Angélica Guimarães, além das maternidades Nossa Senhora de Lourdes, Hospital e Maternidade São José e Maternidade Zacarias Junior.
Parceria
Em 8 de fevereiro o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, assinou um Termo de Compromisso com o Hospital do Coração de São Paulo (Hcor). O documento firma a parceria entre o Governo de Sergipe, através da SES, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a instituição paulista para a implantação de dois novos projetos: um direcionado ao Desenvolvimento dos Sistemas Regionais e o outro à criação de um Plano Diretor de Hospitais. Ambos serão executados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi), do Ministério da Saúde (MS).