Casos de baixa complexidade ainda representam maioria dos atendimentos no Huse
Entre 7 e 9 de abril, o Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) atendeu 624 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 122 ficaram internados para novos exames e procedimentos. A maioria deles para tratamento de baixa complexidade e oriundos da própria capital.
Segundo estatística do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (HOSPUB), 211 pacientes são de Aracaju, 81 de Nossa Senhora do Socorro, 56 de São Cristovão, além de outros estados, socorridos pelo SAMU e transferidos de outras unidades de saúde.
Para se ter uma ideia dos atendimentos realizados no Huse, basta analisar os dados por setores. A Ortopedia e Sutura somaram 162 atendimentos e desses, 39 internações. A Área Azul (considerada de baixa complexidade) continua recebendo a maior concentração de pacientes. Foram 255 atendimentos, desse total, 30 ficaram internados e 220 era de baixa complexidade e receberam alta médica em até 24 horas.
Os consultórios do Otorrino e Oftalmo atenderam cinco usuários cada um. Já os ambulatórios de retorno e oncologia, totalizaram seis atendimentos, um plantão tranquilo e com resolutividade. O Hospital Pediátrico Dr. José Machado de Souza, registrou 175 atendimentos durante o final de semana e desse total, 32 pequenos pacientes necessitaram continuar internados para novos exames.
De acordo com a gerente da Área Verde Trauma, Débora Feitosa, o plantão foi dentro da normalidade com cirurgias e transferências de pacientes para outras unidades de saúde. “Tivemos um final de semana mais tranquilo. O Hospital Cirurgia enviou cinco vagas para cirurgias na sexta, cinco no sábado e mais 10 vagas no domingo, isso ajudou bastante a equilibrar o nosso fluxo”, declarou a gerente.