Seidh/Sergipe inicia inscrições do Programa Mão Amiga Cana e pretende ampliar alcance
A Secretaria de Estado da Inclusão Social iniciou, nesta segunda, 10 de abril, o recolhimento das inscrições da edição 2017 do Programa Mão Amiga Cana, através do qual o Governo de Sergipe realiza o pagamento de um benefício mensal de R$ 190 aos trabalhadores do corte da cana, durante os quatro meses da entressafra do cultivo. A expectativa da equipe técnica do Departamento de Inclusão Produtiva é de iniciar o cadastramento no Sistema Banese a partir da próxima segunda-feira, e que o alcance do programa seja ampliado com a inclusão de novos beneficiários.
Seidh/Sergipe inicia inscrições do Programa Mão Amiga Cana e pretende ampliar alcance (Foto: Seidh/SE)
De acordo com Heleonora Cerqueira, diretora de do DIP/Seidh, se não houver nenhum tipo de adiamento por parte dos empregadores em registrar a baixa na carteira dos cortadores de cana, a previsão é que o pagamento da primeira parcela seja iniciado já no mês de junho, conforme calendário divulgado em fevereiro, para os 20 municípios da região da cana. Ainda de acordo com ela, é esperado que a mobilização nos municípios seja intensificada para que mais trabalhadores que atendam aos requisitos do programa possam ser inseridos.
“Como já firmou o secretário em reunião com os parceiros da cana, em fevereiro passado, há uma margem boa para ampliação do atendimento, visto que o limite legal é de 5 mil atendimentos e temos tido uma média de 3.500 nessa vertente. Portanto, a ‘busca ativa’ desses trabalhadores é o foco que o parceiros devem ter nessa edição”, explicou Heleonora.
Para o secretário Zezinho Sobral, o Mão Amiga tem importância fundamental para o trabalhador do campo, sobretudo nos meses em que não há atividade na cultura em que ele trabalha. “Por isso estamos nos empenhando em ampliar o alcance do programa, inserindo beneficiários até o teto permitido por lei, o que significa dizer que ainda temos espaço para cerca de 1.500 cortadores de cana no Programa Mão Amiga. Contamos com os sindicatos de trabalhadores rurais, escritórios da Emdagro e secretarias de Assistência desses municípios para disseminar essa informação”, disse.
O calendário de recolhimento se iniciou pelos municípios de Santana do São Francisco, Pacatuba e Neópolis nesta segunda; seguindo para Japoatã, Malhada dos Bois e São Francisco na terça; Laranjeiras, Riachuelo, Divina Pastora e Santa Rosa de Lima na quarta; N. Sra. das Dores, Siriri, Rosário do Catete e Maruim na próxima segunda, dia 18; Areia Branca, Muribeca, Santo Amaro e Japaratuba na terça, 19; e se encerra em Capela e São Cristóvão na quarta-feira, dia 19.