Aracaju (SE), 09 de janeiro de 2026
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 10/04/2017
Pub.: 12 de abril de 2017

Secretaria da Saúde de Sergipe adota medidas para o fortalecimento da regionalização nas unidades hospitalares

A reunião contou com a participação do deputado Luciano Bispo (Foto: SES/SE)

A reunião contou com a participação do deputado Luciano Bispo (Foto: SES/SE)

Criados para funcionar como retaguarda para o atendimento da Rede Estadual de Saúde, os hospitais regionais devem ampliar alguns serviços para garantir o fortalecimento da regionalização. Para que a estratégia de descentralizar procedimentos hospitalares seja concretizada, algumas reuniões têm sido realizadas e nesta segunda-feira, 10, o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo e o diretor do Hospital Regional de Itabaiana (HRI), o médico Darcy Tavares.

A reunião teve como objetivo discutir a ampliação das cirurgias ortopédicas no hospital, hoje o HRI tem capacidade para realização de uma média de 60 procedimentos nessa especialidade. O aumento de oferta de cirurgias no interior deverá ser feita de forma articulada com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que poderá enviar pacientes para o HRI. “Temos que conversar com o Huse e redefinir alguns acordos, mas é possível fazer isso. O que é preciso é traçar um perfil de profissionais e pacientes dos dois hospitais”, analisa o diretor do HRI, Darcy Tavares.

Entre os assuntos, a ampliação da oferta de cirurgia ortopédica no HRI (Foto: SES/SE)

Entre os assuntos, a ampliação da oferta de cirurgia ortopédica no HRI (Foto: SES/SE)

A diretora de gestão de sistemas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Márcia Guimarães, vê o fortalecimento da regionalização como uma medida essencial para a melhoria dos serviços no estado, em especial no Huse. “O Huse precisa de ajuda, já estivemos com 111 pacientes somente na área de traumas e desses 64 podiam ir para hospitais de retaguarda. O que precisamos é articular os atendimentos da capital com o interior”, opinou.

Ainda na segunda-feira, o secretário Almeida Lima também conversou com representantes do Hospital Regional de Propriá (HRP), discutindo a integração dos hospitais numa rede que garanta atendimento rápido e eficiente. “O objetivo é ampliar cirurgias de maior complexidade como as ortopédicas. Ampliar esses serviços é melhorar a assistência à população”, explicou o secretário.


Notícias Indicadas

Michelle: “Vi Bolsonaro pedindo para Deus levá-lo de tanta dor”

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Prefeitura mantém IPTU congelado em 2026 e publica calendário oficial de pagamento

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Clínica de saúde ComfortClin amplia oferta de serviços e lança check-up acessível em Aracaju

Senado aprova projeto que permite atualização de valor de imóvel no IR

Sob o olhar da mãe atípica :: Por Luciana Couto

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

O Mundo não para. Confira mais notícias no Canal do Click Sergipe no WhasApp

Livro "Quando abri o coração" de Sônia Câmara tem lançamento cancelado por luto; Obra se torna um gesto de apoio à autora

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação