FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 11/04/2017
Pub.: 12 de abril de 2017

Hemose cadastra 446 voluntários candidatos a doadores de medula óssea

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizou 446 cadastros de medula óssea durante a coleta externa, numa fábrica do município de Simão Dias, distante 101 quilômetros de Aracaju. A ação, na segunda-feira, 10, contou com a colaboração de operários e profissionais das áreas de produção, administração, gerência, saúde do trabalhador e enfermagem.

446 pessoas foram cadastradas (Foto: SES/SE)

446 pessoas foram cadastradas (Foto: SES/SE)

Na sala de treinamento da fábrica, os colaboradores preencheram a ficha cadastral com informações pessoais, em seguida foi coletada uma amostra, com 4 ml de sangue para o teste de Histocompatibilidade (HLA), que faz a análise das características genéticas do candidato a doador de medula. O resultado do teste fica arquivado no banco de dados chamado, Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Diariamente os dados do Redome, são cruzados com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para buscar a compatibilidade entre doador e paciente.

A jovem Herlaine de Souza Antônio, 20 anos, que trabalha no setor de produção, entendeu a importância do registro. “Vejo sempre nas redes sociais e na televisão os pedidos de doação para pacientes que precisam do transplante. Acredito que o cadastro simboliza a solidariedade com todos que procuram a cura da doença”, comentou.

Para Luzia Maria Santos de Jesus, 22 anos e Williams Conceição Cruz, 20 anos, a ação na unidade de trabalho foi uma oportunidade para ajudar.  “Eu participo de um grupo que estimula a gente fazer boas ações, ajudando as pessoas doentes que ganham uma nova chance de cura”, disse Luzia. “Hoje foi um dia especial, para praticar um ato do bem, salvar uma vida é uma causa nobre”, resumiu Williams.

Para Ana Lucia Nascimento Cruz, do serviço de Gestão de Pessoas, a parceria foi de grande importância para todos que trabalham na fábrica. “É muito importante que atividades assim sejam realizadas porque tem vários pacientes, crianças e adolescentes que necessitam dessa doação para ter uma chance de vida. Essa parceria entre a Dakota e o Hemose visa conscientizar os funcionários sobre a importância do ato e lembrar que todos podem salvar uma vida”, salientou.

Serviço

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea foi criado para atender pacientes com doenças como aplasia medular, caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. A assistente social do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas, ressaltou que a cada ação, o número de pessoas interessadas em ajudar aumenta. “Quando realizamos ações descentralizadas, fora do Hemose, observamos um interesse maior em fazer o cadastro. O saldo dessa parceria com a fábrica foi muito produtiva e positiva, esperamos que iniciativas como essa se repitam sempre”, destacou a gestora do serviço.

Parceria

A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde da prefeitura de Simão Dias, que disponibilizou a equipe de profissionais do município, que trabalhou nas orientações ao preenchimento do cadastro e coleta de amostras, além de colaboradores da fábrica Dakota. Mais informações sobre o serviço, para realização de campanhas destinadas ao cadastro de medula óssea podem ser obtidas peloos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação