FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 02 de novembro de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 12/04/2017
Pub.: 12 de abril de 2017

Oncologia do Huse recebe ação de projeto para crianças internadas

Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 12, no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o “Projeto Dodói”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), em parceria com o Instituto Maurício de Souza. O projeto tem o objetivo de humanizar o atendimento às crianças com diagnóstico de câncer, desde o momento de sua confirmação e durante todo o tratamento.

Um kit criado especialmente para o projeto foi distribuído para as crianças hospitalizadas e inclui os bonecos (Mônica e Cebolinha), revista em quadrinhos sobre câncer, revista de atividades, jogo da memória e de trilha, cartões de sensações e sentimentos, além de escala de dor e cartazes. Aqui no Estado, o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) foi escolhido para desenvolver o projeto. De acordo com a gerente geral do GACC/SE, Ulla Ribeiro, as atividades do projeto se constituem como autoterapia, capaz de transformar e ajudar para uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

“A criança em tratamento vai receber esse kit com essas atividades e vai ser desenvolvida em todas as áreas do internamento, seja aguardando a quimioterapia, seja dentro do leito ou durante outro tratamento. O interessante é que a criança vai poder externar sensações através dos bonecos, vai possibilitar a aceitação da criança ao tratamento”, informou.

O “Projeto Dodói” foi iniciado pela ABRALE em 2005, em São Paulo e já distribuiu mais de 400 kits nacionalmente. Como brincar é parte da vida das crianças, além de uma forma de terapia, a ABRALE expandiu o projeto para diversos estados, com investimentos captados via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Governo Federal.

Quem não desgrudou do boneco foi a pequena M.I.S, 3, ela ficou encantada ao receber o kit. Em tratamento há seis meses contra uma leucemia, a pequena, era só alegria. De acordo com a dona de casa e mãe da paciente, Claúdia Souza, um momento inesperado que encantou as crianças do internamento. “Aqui na Oncologia é assim, só alegria. Os profissionais e toda a equipe, além dos voluntários fazem de tudo para não deixar a tristeza chegar perto dos nossos pequenos. Minha filha está encantada com esse boneco lindo que ganhou e vai se distrair bastante”, declarou.

A coordenadora da Oncologia, Meire Jane Oliveira, agradeceu ao GACC e pelo fato do Centro de oncologia ser escolhido para receber o projeto. “Eu só tenho que agradecer ao GACC por trazer esse projeto tão lindo para os nossos pequenos pacientes. Estamos de portas abertas para colaborar com todas as ações que venham beneficiar nossas crianças”, concluiu.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação