FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Ju Gomes
Fonte: Prefeitura de Boquim
Em: 12/04/2017 às 14:53
Pub.: 13 de abril de 2017
Atualizada: 12/04/2017 às 14h57

Prefeitura de Boquim reúne representantes de associações rurais

Com o objetivo de tratar da importância da organização das associações de produtores da agricultura familiar do município e mostrar que a diversificação da cultura de plantio é uma alternativa possível e viável, a Prefeitura de Boquim, através da Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) reuniu representantes de associações rurais e agricultores da região. O evento, que foi presidido por Izael Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boquim e aconteceu na sede deste sindicato na terça-feira, 11/4, contou ainda com a participação de representantes do Banco do Nordeste, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE). O secretário de Agricultura Genivaldo Menezes agradeceu a presença de todos e disse que “uma das principais preocupações é com a organização das associações, para que possamos trabalhar as bases, ouvir o que os bancos têm pra oferecer aos agricultores, assim como os demais órgãos. Precisamos organizar para poder buscar recursos”.

Prefeitura de Boquim reúne representantes de associações rurais (Foto: Prefeitura de Boquim)

Prefeitura de Boquim reúne representantes de associações rurais (Foto: Prefeitura de Boquim)

Na abertura do evento foi exibido um vídeo preparado pela Secretaria de Agricultura, apresentado pelo secretário adjunto e também produtor da agricultura familiar, Jefferson Gois, mostrando casos de sucesso do plantio diversificado, ainda que em poucas tarefas. “Por décadas ficamos reféns da monocultura. Hoje nosso maior desafio é encontrar alternativas econômicas. Estes são alguns casos de produtores da agricultura familiar que investem na policultura e estão dando certo”, disse Jerfesson apresentando casos. O técnico da Emdagro, Sr. Joetônio Ferreira disse que tem acompanhado as associações ao longo do tempo. “Percebemos que muita coisa do que foi bom estão deixando pelo caminho, seja por conta de outros pensamentos, seja por questões político partidárias. A monocultura não tem bons resultados a não ser que seja do grande produtor. Se as associações não estiverem organizadas nenhum projeto chega até elas. Quando não existe um desenvolvimento social é muito difícil que exista existe um desenvolvimento econômico”, alertou.

Para o delegado substituto da Delegacia Federal da Sead em Sergipe, Manoel Mendonça, “Boquim é uma região privilegiada, mas se não organizar na base, nas associações, a cidade não vai comer. Hoje o sucesso da agricultura familiar é a organização. Quando falamos em associativismo é um trabalho em prol de todos. O pequeno produtor sozinho, isolado, não tem nada”. Representantes do Banco do Nordeste, o gerente do Programa de Desenvolvimento Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), Sr. José Cláudio Melo falou sobre o momento importante com relação ao crédito para o agricultor, ao tempo em que o Agente de Desenvolvimento, Sr. Marcos Pereira, fez um relato das vantagens sobre a Lei 13.340/2016 que regulamenta a renegociação de dívidas de créditos rurais. Após as explanações a palavra foi franqueada ao público presente, que fez sugestões e tirou dúvidas.

O vice-prefeito Chicão Almeida acredita que tudo que foi discutido se resume em uma expressão: organização. “Foi o individualismo exacerbado um dos componentes que contribuiu para a falência da citricultura. A estrutura fundiária de Boquim não permite mais a produção de laranja como outrora acontecia. Esse evento tem como objetivo apontar para saídas, encontrar alternativas para o que estamos passando e uma delas é a policultura, como vemos hoje em propriedades que servem de exemplo”, disse Chicão.

Para o prefeito Eraldo de Andrade, “faltam recursos, barragens de irrigações para fortalecer o agricultor familiar, e por isso precisamos buscar parcerias nos governos estadual e federal”, disse ao citar sua ida à Brasília na próxima semana na tentativa também de trazer o Ministro da Agricultura a Boquim “a fim de que ele possa conhecer de perto a situação do segundo maior produtor de laranja do país. Boquim sempre foi visto pela citricultura forte, mas com o declínio o município empobreceu. Muitas vezes não depende só da gente, mas não podemos cruzar os braços, e por isso estamos buscando parceiros para diversificar a cultura de plantio. A laranja hoje é para quem tem condições financeiras, para grandes produtores”, disse citando o sítio do senhor Gustavo Medina como grande produtor de laranja, mas que pretende também investir na diversificação do plantio em sua propriedade. “Temos que fazer parcerias para construirmos o que estamos discutindo. Eu não posso ser irresponsável para dizer que vou fazer tudo isso sozinho, mas tenho disposição e coragem de ir buscar. Nós sozinhos não somos nada, mas juntos somos fortes”, concluiu o prefeito Eraldo ao informar da tentativa de reconstruir o prédio onde funcionava a ASCISE e levar a Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente para lá e disponibilizar um espaço para exposição das plantas ornamentais no local.

Presentes a reunião os secretários municipais Edson Alves, da Assistência Social e do Trabalho, Luiz da Decon, de Obras e Urbanização, Jonas Vidal, da Educação, os vereadores Fernando Vitório, João Barreto, João Fontes Junior e Jackson Costa – presidente da Câmara -, o ex-vereador Vando de Cabeça Dantas, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SE), do MST, das empresas Maratá, das associações do Mangue Grande, dos Produtores de Leite, da Nova Descoberta, da Muriçoca, do povoado Olhos D’Água, do povoado Meia Légua, dos Produtores Viveiristas e ainda representante da cooperativa da cidade de Salgado.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação