Aracaju (SE), 17 de janeiro de 2026
POR: SergipeTec
Fonte: SergipeTec
Em: 17/04/2017
Pub.: 17 de abril de 2017

Ciência, tecnologia e inovação salvam vidas

Foi com o intuito de conhecer a estrutura, trocar ideias e, principalmente, de aproximar a relação entre os times sergipano e baiano, nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, que a equipe do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), na quinta-feira, dia 06, realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico da Bahia e, na mesma oportunidade, participou de uma palestra sobre o Projeto 'Sonho de Laura: o robô que salva vidas', no Hospital São Rafael (HSR) - que é referência na saúde do Norte-Nordeste brasileiro, por oferecer serviços especializados de média e alta complexidade na Oncologia, Neurologia, Nefrologia, Transplante de Medula Óssea, pesquisa com células-tronco, entre outras.

Visita técnica ao Parque Tecnológico da Bahia (Foto: Parque Tecnológico da Bahia)

Visita técnica ao Parque Tecnológico da Bahia (Foto: Parque Tecnológico da Bahia)

De acordo com Carla Almeida, gestora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do SergipeTec, um ponto que chamou muito sua atenção e lhe estimula sempre, enquanto especialista na área de TIC (mestra em Ciência da Computação) e gestora desta organização que atua com foco na ciência e tecnologia, é saber que pesquisadores e gestores têm se empenhado, conjuntamente e cada vez mais, para facilitar, ampliar e difundir o acesso à Ciência e Tecnologia em prol da sociedade.

“Foi muito emocionante conhecer o projeto 'Sonho de Laura: o robô que salva vidas', tendo em vista a motivação do seu idealizador, que foi com a perda de sua filha. Além disso, essa nossa ação foi muito produtiva, no sentido de ver como a Tecnologia da Informação pode auxiliar na detecção de doenças de forma precoce, contribuindo com a atuação dos profissionais de saúde em salvar vidas. Já a visita técnica ao Parque da Bahia nos permitiu conhecer os projetos desenvolvidos, e as empresas e instituições instaladas nele. Nela, também foi possível identificar diversas formas de interação, visando promover e fomentar ainda mais a Ciência, Tecnologia de forma inovadora entre os Estados de Sergipe e Bahia. Por tudo isso, agradecemos às equipes do Hospital São Rafael, da IBM [uma das empresas de TIC mais antigas e renomadas do mundo], quem nos convidou para participar da palestra, e do Parque Tecnológico da Bahia, pela atenção e receptividade”, ressaltou Carla, que, na ocasião, estava acompanhada do gestor de Estudos e Projetos do SergipeTec, Marcelo Dósea; e do professor Marco Prado, membro da equipe técnica do Cets (Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Tecnologias de Sergipe, do SergipeTec) e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

No Parque da Bahia, a equipe do SergipeTec foi recebida por Igor Galvão (coordenador executivo), Michele Rosas (coordenadora administrativa) e Maíra Souza (bolsista). 

Hospital São Rafael

O pioneirismo do HSR marcou a saúde na Bahia, por ser o primeiro hospital brasileiro a oferecer terapias como a litotripsia extracorpórea e um dos primeiros a instalar equipamentos de alta tecnologia, como acelerador linear, ressonância magnética e tomógrafo computadorizado. 

'Sonho de Laura'

Segundo a equipe do HSR, o projeto 'Sonho de Laura: o robô que salva vidas' é um robô virtual que tem uma capacidade cognitiva. Ela pode ser treinada, diferente de um sistema que pode ser programado, um software que pode ser configurado. E essa tecnologia vem, justamente, dar suporte às decisões clínicas, para auxiliar os tratamentos e melhorar os resultados, como explicou pai de Laura, idealizador do projeto e Analista de Sistemas, Jacson Fressato. 

“O robô é um programa de computador que gerencia riscos, classificando os sintomas dos mais aos menos críticos. Se há uma situação de risco, o programa gera alarmes em televisões instaladas nos postos de enfermagem. Se o tempo de três ou quatro horas é excedido, ela manda mensagens de texto para os celulares da equipe. Fazendo assim, o robô Laura consegue classificar quais os pacientes com mais risco de morte por sepse [principal causa de morte por infecção no mundo] e adiantar o atendimento desses casos”, explicou Jacson.

O HSR será o primeiro no Nordeste a receber o Robô Laura, que já está em funcionamento no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e em fase de estudos em instituições de Porto Alegre e Cuiabá. 

Com informações da Ascom HSR


Notícias Indicadas

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Stand-up "A Ignorância é uma Dádiva”, de Renato Albani, abre sessão extra em Aracaju

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação