FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 01 de novembro de 2025
POR: Seidh/SE
Fonte: Seidh/SE
Em: 17/04/2017 às 15:52
Pub.: 17 de abril de 2017

Parceria da Seidh/Sergipe com MP/Sergipe garante reconhecimento de paternidade a crianças e adolescentes

Com a finalidade de proporcionar a 700 crianças e adolescentes o formal reconhecimento da paternidade, lhes garantindo o direito à percepção de pensão alimentícia e demais direitos legais, a Secretaria de Estado da Inclusão Social e o Ministério Público Estadual firmaram nova parceria. O secretário José Macedo Sobral e o procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, assinaram, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, o Termo de Cooperação Técnica que garante a continuidade do projeto Paternidade Responsável por mais três anos.

Parceria da Seidh/Sergipe com MP/Sergipe garante reconhecimento de paternidade a crianças e adolescentes (Foto: Seidh/SE)

Parceria da Seidh/Sergipe com MP/Sergipe garante reconhecimento de paternidade a crianças e adolescentes (Foto: Seidh/SE)

Para garantir sua execução, o Governo do Estado investirá R$ 192.500,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), no projeto – que busca alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes que, por diversos motivos, não tiveram acesso ao nome do pai no registro de nascimento. Lançado pelo Ministério Público em 2004, o Paternidade Responsável vem obtendo resultados efetivos e buscando regularizar situações familiares. A escolha do caso é feita levando em consideração as condições da mãe em custear um exame de DNA, bem como o tempo em que aquele procedimento aguarda a análise do exame.

Para o secretário Zezinho Sobral, o projeto é mais uma forma de conferir cidadania a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “O Paternidade Responsável garante que esses jovens possam ter seus direitos garantidos - desde o mais básico, como ter o nome do pai em seu registro de nascimento, até o direito de alimentos, necessários para a formação, para manutenção da vida. Nem sempre essas famílias dispõem de recursos para pagar pelo exame. Então é um projeto de uma importância social imensa, além de ajudar a distensionar o judiciário”, pontua o secretário. 

Segundo o PGJ Rony Almeida, a cada mês, mais crianças são reconhecidas e novos laços afetivos vão se formando. “Dados estatísticos evidenciam que desde a implantação do Projeto, o número de crianças com o nome do Pai no Registro Civil tem aumentado consideravelmente, o que reafirma a sua importância e os reflexos na formação de uma sociedade mais justa”, considera. 

Participaram da reunião, ainda, o promotor de Justiça Rômulo Lins Alves; a coordenadora Estadual de Inclusão e Assistência Social da Seidh, Kátia Ferreira; e a diretora do Departamento de Assistência Social da Seidh, Cleide Rejane de Melo.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação