Aracaju (SE), 19 de janeiro de 2026
POR: Núbia Santana
Fonte: SES/SE
Em: 20/04/2017
Pub.: 20 de abril de 2017

"Baleia Azul": profissionais da saúde estadual alertam para perigos do jogo

Os perigos ocasionados pelo jogo clandestino ‘Baleia Azul’ (Blue Whale) têm preocupado famílias e profissionais da saúde, a exemplo da equipe que compõe a Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (REAP/SES). O jogo, que teve início na Rússia, consiste numa série de instruções que agridem, fragilizam e induzem os participantes a tirarem a própria vida.

"Baleia Azul": profissionais da saúde alertam para perigos do jogo (Imagem: Ilustrativa)

"Baleia Azul": profissionais da saúde alertam para perigos do jogo (Imagem: Ilustrativa)

O jogo funciona a partir do Facebook. Os participantes passam dados pessoais e de familiares, e recebem, posteriormente, as orientações via Whatsapp. São 50 desafios que devem ser gravados e enviados aos membros do grupo, aumentando gradativamente os riscos.

Renata Roriz, coordenadora da Rede Estadual de Atenção Psicossocial (Foto: SES/SE)

Renata Roriz, coordenadora da Rede Estadual de Atenção Psicossocial (Foto: SES/SE)

Para a coordenadora Estadual da Rede de Atenção Psicossocial, Renata Roriz, o ‘Baleia Azul’, ao contrário do que se costuma dizer, não é um jogo, já que não apresenta qualquer recurso lúdico, pedagógico ou divertido. Ele é literalmente um convite ao suicídio.

“Os desafios são macabros, recebidos e cumpridos durante a madrugada, a fim de não chamar a atenção dos adultos. O público que tem aderido a esse ritual tem a partir de 10 anos de idade, portanto, é recomendável que professores, pais e demais responsáveis estejam atentos às evidências mais explícitas relacionadas ao jogo, a exemplo da automutilação, uma das tarefas exigidas por um dado tutor”, orientou Roriz.

Entre os desafios sigilosos ou explícitos sugeridos pelo ‘Baleia Azul’, estão assistir a filmes de terror e escutar músicas determinadas pelos autodenominados “tutores”. A fase final é a que compromete a própria vida do participante que, se mostrar sinais de resistência ao cumprimento das provas, tem a sua família ameaçada.

A psicóloga Anusca Barros, também integrante da REAP/SES, destaca a importância de que meninos e meninas sejam emocionalmente saudáveis. “Os que assim são, dificilmente se sentem atraídos por sugestões como essa. É preciso, para desenvolver essa saúde emocional no público infanto-juvenil, cultivar um relacionamento qualitativo entre familiares, considerando a necessidade dos adultos de não estarem o tempo todo com essas crianças, devido às necessidades pessoais”, explicou.

Disk Saúde

Os pais que detectarem em meninos e meninas evidências do cumprimento de tarefas sugeridas pelo ‘Baleia Azul’ podem recorrer a REAP/SES, que dispõe de equipamentos e profissionais aptos a acompanhar pacientes de todas as faixas etárias, bem como seus familiares. A assistente social Suely Matos assegura que a população pode recorrer a diversos componentes, entre eles, a Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Serviços de Urgência e Hospitais Regionais.

“Além disso, a REAP/SES disponibiliza o Disk Saúde. Através do 0800 282 282 2, um técnico realiza atendimentos telefônicos em horário comercial, das 8h às 18h. Mesmo não sendo integrante da Rede consideramos também a importância de serviços, como o CVV [Centro de Valorização da Vida], que disponibiliza o ramal 141 para atendimentos”,  detalhou a assistente social.

Segundo as profissionais, não há registros de vítimas do jogo ‘Baleia Azul’ em Sergipe, mas a intenção de desenvolver atividades educativas e conscientizadoras para o público infanto-juvenil permanece em função das vítimas acometidas no Brasil e no exterior.


Notícias Indicadas

Fusqueata em comemoração ao Dia Nacional do Fusca acontece domingo (25) em Aracaju

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos começam a valer nesta quinta; saiba mais

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Hapvida vai abrir novo hospital com 130 leitos, urgência, emergência e exames de alta complexidade

Prefeitura de Aracaju alerta pais e responsáveis sobre cuidados na escolha do transporte escolar

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Ana Carolina apresenta turnê "25 Anas” em abril, no Salles Multieventos

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

Fábricas de fertilizantes em Sergipe e Bahia voltam a operar em meio a riscos no suprimento internacional

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Governo divulga o calendário de feriados e pontos facultativos de Sergipe em 2026

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação