Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 16 de julho de 2025
POR: PMA
Fonte: PMA
Em: 01/05/2017 às 09:00
Pub.: 02 de maio de 2017

Prefeitura de Aracaju proporciona geração de emprego e renda

Dona Eliana Maria Araújo dos Santos aproveita o dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, para exibir as peças feitas por ela. Aos 65 anos de idade, borda toalhas de banho para ajudar no sustento da família. Ela aprendeu as técnicas básicas em Patch Aplique, durante o curso gratuito que foi ofertado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação ao Trabalho (Fundat), na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), Maria Cleia Brandão, localizada no bairro Coroa do Meio.

Através da Fundat, a Prefeitura capacita os aracajuanos e abre portas para o mercado de trabalho (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

Através da Fundat, a Prefeitura capacita os aracajuanos e abre portas para o mercado de trabalho (Foto: Ana Lícia Menezes/PMA)

O curso tinha duração de 30h, uma média de 20 alunos por turma. Segundo dona Eliana, era o que faltava para começar a desenvolver o próprio negócio. "As aulas me ajudaram a abrir a mente para novas possibilidades. Como eu já bordava, não tive muita dificuldade. Amei os cursos e faria todos novamente porque adquiri conhecimento e fiz amizades. As professoras nos ajudam bastante, incentivam, indicam locais onde pode ser comprado material com um preço mais em conta. Além disso, elas nos ensinam a lidar com o cliente", contou.

Atualmente, a artesã trabalha em casa, de domingo a domingo. Em um mês, faz até três conjuntos para banheiro. Basta chegar o pedido que ela começa a confeccionar a peça. "Faço tudo com carinho. Graças a Deus as coisas têm dado certo, recebo três encomendas por mês. Vendo cada conjunto por R$ 60,00. Quem compra já me indica para outro cliente e por aí vai. Eu também aproveito e vendo nas feiras que são realizadas em algumas paróquias de Aracaju", relatou dona Eliana.

Desemprego

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no país continua em alta. O Brasil agora tem 14,2 milhões de desempregados. O percentual se refere ao trimestre encerrado no mês de março. Número 14,9% superior ao trimestre anterior (outubro, novembro e dezembro de 2016), o que equivale a 1,8 milhões de pessoas a mais desocupadas.

Por causa dessa crise enfrentava pelo país, dona Elianai Machado Santos, 30 anos, solteira, segue com o salão de beleza dela, situado no bairro Coroa do Meio. Em frente ao estabelecimento, fica a unidade de capacitação da Fundat Maria Brandão, onde fez um dos dois cursos. O primeiro, de Empreendedorismo, abriu as portas para o segundo, de Cabeleireira, que deu a profissionalização e o diploma da função que ela já desempenhava informalmente.

A segunda capacitação integrou o Pronatec e foi executado no salão-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Aracaju, com duração de seis meses onde aprendeu as técnicas de corte, todo tipo de química, forma correta de higienização dos utensílios, entre outras coisas. Pelo Pronatec, ela ainda recebia ajuda de custo.

Os dois cursos foram concluídos em 2016, mas ela já tem o salão há dois anos. Como manicure, atua desde os 15 anos de idade. Essa rotina de trabalho proporcionou um aprendizado prático, porém informal. "Trabalhei para outra pessoa e depois montei o meu salão. Depois que fiz o curso de empreendedorismo me formalizei e agora sou legalizada como Micro Empreendedora Individual (MEI). Além disso, o curso acrescentou o conhecimento que eu trouxe para o meu salão, pois a cada dia que passa as coisas vão mudando, há muita novidade. Fora o diploma que eu não tinha, e que ajudou a aumentar um pouco também a clientela, porque as vezes a pessoa ficava um pouco receosa porque não tinha diploma e agora ficaram mais confiantes. Apesar da crise, está dando para viver da minha profissão", explicou a Elianai Machado.

O que contribuiu muito para o aprendizado adquirido no curso foi o fato de a unidade da Prefeitura ficar bem próxima à residência dela. "Foi uma funcionária da Fundat que conseguiu uma reserva para mim no curso de cabeleireira, depois que outra pessoa desistiu. Então foi uma oportunidade boa. Penso em fazer outro curso na minha área e até em outra área, se for acrescentar algo ao meu trabalho", afirmou, recomendando para outras pessoas seguirem o exemplo dela.

"Eu diria que procurem se informar porque os cursos são muito bons. É de graça e muitas pessoas têm a oportunidade de fazer e não fazem", destacou.

Oportunidades

No primeiro trimestre deste ano, a Fundat encaminhou 1.135 pessoas para o mercado de trabalho, através da Agência do Trabalhador. Foram 725 vagas foram ofertadas. Segundo o presidente da Fundação, Luiz Roberto Santana, até aqui, 1.861 vagas de cursos de qualificação profissional foram oferecidas à população aracajuana. "Temos oito unidades, espalhadas em vários pontos da capital. Essas capacitações oferecem ao cidadão a oportunidade de iniciar uma formação profissional e consequentemente uma possibilidade de se inserir no mercado de trabalho", colocou.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação