Governo de Sergipe entrega 246 cadeiras de rodas

Adriana Menezes, coordenadora do Case (Foto: SES/SE)
A entrega beneficiou pacientes de Aracaju e do interior do Estado, sendo que a dispensação desses e de outros tipos de equipamentos é feita conforme tabela do Sistema de Gerenciamento de Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Ortese, Prótese e Meios de Locomoção. Através dessa tabela, pacientes da rede pública de saúde recebem, além de cadeiras de rodas, bengalas, andador, muletas, prótese mamária e colete.
De acordo com a coordenadora do Centro, Adriana Menezes, antes da liberação das cadeiras os pacientes solicitantes foram avaliados por fisioterapeutas e após análise de documentações, as solicitações foram encaminhadas ao setor de compras. “As cadeiras são de modelo padrão e quando entregues pelo fornecedor no Case, automaticamente, entramos em contato com o paciente, que poderá receber o material também por meio de um responsável. Essas solicitações estão entre as 23 realizadas diariamente por pacientes que necessitam de materiais de Órtese, Prótese e Meios de Locomoção”, explicou Adriana.
Outras entregas
No primeiro quadrimestre deste ano, o Case ainda registrou entrega de oito órteses de membros inferiores e superiores, 61 próteses de ambos os membros, 28 próteses mamárias, 37 bengalas, 19 muletas, 36 andadores e 33 coletes. Para obtenção do material o cidadão precisa estar atento a algumas orientações.
O Centro contempla pessoas com doenças crônicas que se enquadram nas linhas de cuidados definidas pelo Ministério da Saúde. A assistência é garantida pelo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, conforme a portaria nº 1.554, de 30 de julho de 2013. Entre os benefícios concedidos a população está, principalmente, a disponibilização de medicamentos. No total, o Case chega a atender diariamente cerca de 900 cidadãos, entre eles, pacientes com insuficiência renal, diabéticos, esquizofrênicos e epilépticos.
Como ter acesso
Para ter acesso aos materiais disponibilizados pelo Case, o paciente do SUS precisa comparecer ao Centro, junto ao setor de Ortese, Prótese e Meios de Locomoção com fotocópia de RG ou certidão de nascimento, do CPF, do cartão SUS, do comprovante de residência atualizado (validade três meses) e relatório original do quadro clínico, solicitando e descrevendo a órtese, prótese ou meio auxiliar de locomoção (validade de três meses).
No caso do responsável, quando menor de 18 anos, o mesmo deve apresentar fotocópia de RG e CPF. Do solicitante, fotocópia de RG e CPF, procuração preenchida, conforme modelo fornecido no setor de OPM no Case.