Aracaju (SE), 03 de julho de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 09/05/2017
Pub.: 09 de maio de 2017

103 servidores cedidos retornam aos quadros da Secretaria de Estado da Saúde

Os servidores estavam cedidos ao município de Aracaju (Foto: SES/SE)

Os servidores estavam cedidos ao município de Aracaju (Foto: SES/SE)

Mais um passo rumo à qualificação dos serviços assistenciais foi tomado pelo Governo de Sergipe. Na manhã desta terça-feira, 9, o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, se reuniu com 103 servidores cedidos ao Município de Aracaju, no sentido de recebê-los para que os mesmos voltem a atuar em órgãos da capital, gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além de ser uma ação para suprir a necessidade de profissionais na saúde do Estado, a medida atende uma determinação do Ministério Público Federal, visto que os pagamentos pelos serviços prestados por esses servidores são feitos pela própria SES.

De acordo com Almeida Lima, os servidores devolvidos serão recebidos pela SES para receber qualificação específica para a área de trabalho escolhida pelos mesmos. Receberão também a melhor acomodação em seu novo local de atuação. “Com o retorno desses servidores estamos agindo em concordância ao corte de gastos excessivos na saúde do Estado, uma vez que a secretaria custeia os serviços prestados pelos tais servidores, mas não recebia os seus serviços. A SES, por sua vez, os recebe considerando suas aptidões, bem como as decisões sobre a função que desejam desempenhar nas unidades de saúde do Estado. Além de suprir demandas, estaremos com isso qualificando os serviços de saúde”, garantiu.

Novas funções

Segundo a coordenadora do setor administrativo e Recursos Humanos da SES, Andreia Santos, as solicitações documentadas para recebimento desses servidores foram enviadas pela SES à Prefeitura de Aracaju em 20 de março. Os servidores, por sua vez, tiveram prazo até o dia 30 seguinte para se apresentarem na secretaria.

“Já alguns dos que possuem nível superior permanecerão na Prefeitura, que assumiu o pagamento pelos serviços. Estamos recebendo em sua maioria os de nível básico e como foram extintas suas funções no decorrer dos anos, a SES disponibiliza agora funções de atendente recepcionista, camareira, porteiro, telefonista call center e telefonista auxiliar de regulação médica [Tarm], sendo este último atuante no Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, explicou Andreia.

Ao escolherem suas novas funções, os servidores receberão treinamento e serão, automaticamente, lotados nas unidades de saúde do Governo. Enquanto aguardam a finalização desse processo não serão prejudicados e os que necessitarem de auxílio transporte, receberão.

Maria Aparecida Santos de Melo é uma das servidoras da SES cedidas à Prefeitura. Após oito anos prestando serviços no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), ela recebe de forma otimista o novo desafio de atuar na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). “Agora presto serviços na minha área, que é Serviço Social, e estou muito feliz com a novidade, embora já esteja com saudades dos antigos colegas de trabalho”, declarou.

Também proveniente do Cemar, Bernadete Alves de Souza acredita que a mudança será positiva. “Trabalhar em unidades de saúde do Estado é o mesmo que voltar para casa e isso me traz satisfação, embora dentro em breve esteja dando início à aposentadoria. Até lá pretendo desempenhar a função de recepcionista”, afirmou a servidora.

Economia

Somente nos últimos três meses, as medidas adotadas pela SES em sua nova gestão geraram uma economia superior a 7 milhões de reais e apesar desse corte, houve ampliação de investimentos. Um levantamento feito no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) apontou o pagamento excessivo de horas extras que por mês, geraram gastos de mais de um milhão de reais com esse tipo de despesas.

O fato motivou o contato com uma empresa para implantar um sistema de biometria, garantindo o cumprimento de horário das equipes. O excessivo gasto, que não é questão específica do Huse, é um dos indicativos para a interrupção dos serviços terceirizados prestados nas unidades da SES, que visa aproveitar o quantitativo de servidores e seus respectivos serviços em saúde.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação