Aracaju (SE), 03 de julho de 2025
POR: SES/SE
Fonte: SES/SE
Em: 09/05/2017
Pub.: 09 de maio de 2017

Médicos Veterinários participam de curso sobre Febre Amarela

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica realizou uma capacitação para médicos veterinários. O curso tratou de doenças como a febre amarela, também discutindo técnicas de coleta de amostras para a realização de exames e contou com a colaboração de profissionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Médicos Veterinários participam de curso sobre Febre Amarela (Foto: SES/SE)

Médicos Veterinários participam de curso sobre Febre Amarela (Foto: SES/SE)

Segundo Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, o curso foi dividido em duas partes, prática e teórica. “Hoje cerca de 50 profissionais estiveram presentes na capacitação. Professores da universidade realizaram palestra e os participantes fizeram também a parte prática no laboratório”, disse.

Integrantes

A capacitação foi um grande marco para a classe veterinária, sendo o primeiro encontro para discutir e ampliar ideias sobre coletas desse tipo de material. “Esse curso serve para os técnicos se manterem sempre atualizados. Vivemos com animais silvestres e não silvestres, temos que saber diagnosticar corretamente e esse curso nos permite saber um pouco mais”, falou Evandro Dantas, responsável pelo programa de raiva da Endagro.

“Saber como lidar com essas contaminações e solucionar esses problemas. Para mim esse foi um dos pontos mais importantes expostos na aula. Aprender e estar atento ao disgnóstico de febre amarela nos animais”, disse a veterinária do município de Monte Alegre, Amanda Monteiro.

Parcerias

Para que todos os servidores ligados à medicina veterinária participassem, algumas parcerias foram essenciais. “O curso é de extrema importância para os médicos, reciclará o assunto na memória deles e nosso foco é saber diagnosticar com precisão a febre amarela em animais. Preparar ação contingente e em caso de animal morto saber coletar corretamente as amostras”, explicou Gabriel Lee Tunor, coordenador do departamento de veterinária da UFS.

Outra parceria importante é com o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) local onde os casos serão analisados. “Seremos o ponto de referência do estado em coletar as amostras e enviar para o Lacen nacional, localizado em São Paulo. Temos que garantir que as amostras cheguem adequadas e que o resultado saia com credibilidade. Temos toda estrutura para receber, tanto material pessoal, quanto equipamentos”, disse Cliomar dos Santos, responsável pelo laboratório.


ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

Conheça os melhores destinos em sergipe - Pontos Turísticos

Por que Sergipe está se tornando o estado mais rico do Nordeste?

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação